segunda-feira, 26 de junho de 2017

Quem vai para São Marçal?


O Governo do Estado e a Prefeitura de São Luís estão trabalhando no circuito da grande festa popular em celebração ao Dia de São Marçal, realizada no João Paulo, na próxima sexta-feira (30), quando ocorre o maior encontro de grupos de bumba meu boi de sotaque de matraca da Ilha. Para proporcionar mais brilho, alegria e segurança à festa, todo o circuito por onde se apresentam as manifestações está recebendo nova iluminação pública e reparos especiais para proporcionar a estrutura necessária ao evento que já é uma tradição da capital. A festa é realizada Governo do Estado conta com o apoio da Prefeitura.
Nesta segunda-feira (26), o Secretário de Estado da Cultura e Turismo, Diego Galdino, se reuniu com o comando da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, representantes da Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte (SMTT) e organizadores da Festa de São Marçal para alinhar as últimas pendências com relação a realização do evento nesta sexta-feira (30).
Como em anos anteriores, o evento está garantido pelo Governo do Maranhão, que, por meio da Sectur, está disponibilizando toda a estrutura para a realização da festa, além de um aporte financeiro. Neste ano, o instituto que tradicionalmente organizava a festa se afastou da organização e membros da sociedade civil envolvidos com a cultura procuraram a Sectur para tomar a frente da festa.
"A Festa de São Marçal é feita pelo povo e para o povo, como o objetivo maior de preservação e disseminação de um dos mais peculiares atrativos da cultura maranhense: o bumba-meu-boi. Por isso, procuramos novas parcerias para dar continuidade a esse momento único, que certamente será realizado com o mesmo brilhantismo de sempre", pontuou o secretário.
Durante a reunião, os órgãos de segurança garantiram toda a logística necessária para a realização tranquila do evento. "Estaremos na rua com um efetivo de 600 policiais atuando no policiamento preventivo, garantindo a paz nessa festa tão tradicional do Maranhão", explicou o coronel Pedro Ribeiro.
A Festa de São Marçal integra os investimentos dos festejos juninos do Governo do Estado que, além da realização dos arraiais oficiais, apoia os arraiais de bairros e os festejos tradicionais, apoia neste período a Festança Junina, o Festival de Zabumbas, Encontro de Gigantes, Encontro de Miolos de Boi e Encontros de Bumba Meu Boi na Capela de São Pedro na Madre Deus.

Fonte: Prefeitura de São Luís

Nenhum comentário:

Postar um comentário