segunda-feira, 26 de junho de 2017

Conexão Dança na capital maranhense



Há nove anos, no Maranhão, trocas e reflexões em torno da Dança Contemporânea acontecem através do “Conexão Dança”.
O festival é o principal no Estado, e tem como premissa conceitual discutir o pensamento sobre o corpo e suas possibilidades criativas, visando o estímulo de trocas e reflexões em torno da Dança Contemporânea.
No “Conexão Dança”, criadores, bailarinos, estudantes e público terão acesso e contato aos espetáculos, palestras, oficinas e atividades diversas do multiverso contemporâneo da Dança de 1º a 08 de julho.
A capital maranhense respira essa atmosfera durante esses dias de realização. Todas as sessões são gratuitas, bastando chegar uma hora antes para recolhimento do ingresso na bilheteria de cada espaço.
Ao longo da programação (em anexo) grandes nomes nacionais e internacionais da Dança Contemporânea irão se apresentar, tal como a chilena Paula Sacur e o argentino Luís Garay; e o “Coletivo Qualquer” da Espanha. Além dos espetáculos, oficinas serão ministradas por eles, inclusive, já estão com inscrições abertas através do site: www.conexaodanca.com.br.
A abertura acontece na Casa do Maranhão (Praia Grande), dia 1º de julho, às 20h, com o espetáculo “Pindorama” de Lia Rodrigues, Cia. De Danças (RJ), a maior referência de Dança Contemporânea do Brasil no Mundo. Esse
espetáculo estreou em 2013, no “Festival d’Automne à Paris”, o mais prestigiado festival de artes cênicas da França.
Pindorama é o nome indígena dado às terras brasileiras antes da chegada dos europeus e que significa "terra das palmeiras". O espetáculo é um convite ao público para viver uma experiência intensa e inusitada junto com os onze artistas da companhia que criam imagens de tempestades, ventanias, chuva e de corpos náufragos, envolvendo os espectadores num ambiente mágico e misterioso. O espetáculo foi criado no amplo galpão que abriga o Centro de Artes da Maré (RJ), sede da Companhia, onde a coreógrafa e seus colaboradores fizeram diversas experiências com grandes pedaços de plástico transparente e água, além de explorar várias possibilidades de incentivar a participação do público.
O festival, com direção de Erivelto Viana, realizado através do Bemdito Coletivo Artístico, objetiva formação; discussão entre teoria e prática, promoção de espaço de circulação; encontro; diversidade de linguagens; perspectivas de criação e pesquisa num ambiente artístico contemporâneo. É realizado graças ao incentivo do Programa de Editais de Festival de Teatro e Dança da CAIXA Econômica Federal. E, o IBERESCENA 2016-2017 (Fundo Ibero-americano para artes cênicas), que possibilita o intercâmbio com artistas de Portugal, Espanha, Chile e Argentina. Além do apoio local SESC-MA.
Pra saber mais, acesse: www.conexaodanca.com.br/ conexaodanca.slz@gmail.com. Ou ligue: (98) 981284850.






Nenhum comentário:

Postar um comentário