quinta-feira, 8 de junho de 2017

Sesc recebe a exposição “Do pincel ao pixel” do artista paulistano Rob Silva


De 14 a 30 de junho a Sala Sesc de Exposições, localizada na Unidade Sesc Administração, recebe a exposição “Do pincel ao pixel”, do artista paulistano Rob Silva. A mostra é composta por um conjunto de doze trabalhos, sendo oito pinturas em óleo sem-tela e quatro inkjet (jato de tinta) com pigmento mineral. O público pode acompanhar o trabalho do artista de segunda a sexta-feira, das 9 às12 horas e das 13 horas e 30 min às 17 horas.
Na mostra o público contemplará uma arte insólita que instiga a imaginação e provoca a reflexão através das novas transformações tecnológicas. As 12 obras de Rob Silva buscam investigar as possibilidades da feitura pictórica pelos meios digitais no uso dos dispositivos e aplicativos de imagens e gráficos, materializando a pintura digital como memória da pintura tradicional.
Trabalhando atualmente como design gráfico e fotógrafo, a exposição é fruto da pesquisa do artista sobre a pintura digital. Os estudos o levaram a uma arte que tem por desafio vencer o caráter efêmero das impressões na sociedade do papel e a construir a feição digital dessa nova pintura, não a estigmatizando como simples reprodução comum de um original semelhante ao impresso em suporte de tecido específico – o conhecido Giclée ou Fine Art. A materialidade digital buscada nas obras de Rob Silva se dá através da leitura de metadados, nas capturas de nuances, nos gestos das pinceladas, nas estruturas dos desenhos e nas cores dos originais.
 Na era em que impressão digital é um recurso muito utilizado e assimilado na fotografia e também como meio de reprodução da pintura, a exposição “Do Pincel ao Pixel” mostra como é possível descrever a feitura de processos presentes no cotidiano, assim como os caminhos e maneiras de compor a forma e materializar a cor.
O artista
Rob Silva iniciou sua trajetória artística em 1972. Trabalhou como ator, diretor musical, sonoplasta e na construção de cenários. De 1979 a 1982 cursou gravura, fotografia e artes plásticas na Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP), em São Paulo. Nos anos 80 iniciou na pintura, abrindo em 1985 o Ateliê Cayre Silva com serviços de publicidade e impressão de serigrafias artísticas para editoras de gravuras e também para artistas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário