sexta-feira, 9 de junho de 2017

Alê Abreu compõe júri do 40º Festival Guarnicê de Cinema

O premiado diretor de cinema e animador Alê Abreu está em São Luís para compartilhar experiências com o público e compor o júri oficial da 40ª edição do Festival Guarnicê de Cinema. Criador de obras como “Garoto Cósmico” e o sucesso internacional “O Menino e o Mundo” – filme brasileiro indicado ao Oscar de melhor animação em 2016 –, Alê contou relatos pessoais e profissionais da trajetória artística de quase 30 anos. Nesta sexta-feira, 9, às 15h, Alê participa de bate-papo após a exibição do seu filme “O Menino e o Mundo”, no Teatro da Cidade.

O diretor, que também é jurado oficial dos filmes que concorrem ao Troféu Guarnicê, está na capital maranhense pela primeira vez e se diz feliz de participar do festival: “É a primeira vez que estou no Guarnicê pessoalmente, embora diversos filmes que eu fiz já tenham sido exibidos aqui. Acompanho o festival desde sempre. Quarenta anos é um marco muito importante. Eu estou muito feliz de estar aqui, destacou”.

Para Vânia Catani, escolha de um filme é feita com o coração
A produtora Vania Catani é uma das juradas da 40ª edição do Festival Guarnicê de Cinema, que acontece até este sábado, dia 10, em São Luís. Segundo ela, a escolha da melhor produção é feita principalmente de forma passional e afetiva.

“Eu sigo o meu coração na escolha. Evidentemente que observo também toda a técnica, mas a minha análise é mais passional. Estou interessada no talento e que o filme seja verdadeiro”, destacou a produtora.

Mineira de Montes Claros, Vania Catani foi produtora de televisão e vídeo em Belo Horizonte, além de idealizadora e produtora do Festival Internacional de Vídeo de Belo Horizonte / Fórum BHZ Vídeo antes de se dedicar ao cinema. Começou como assistente do diretor de arteClóvis Bueno no filme “Menino Maluquinho” (1994), de Helvécio Ratton.

Em seguida, produziu o longa-metragem “Outras Estórias” (1999), de Pedro Bial, e o documentário “Os nomes do Rosa” (1999), também de Pedro Bial, feito para a televisão. Em 2000 tornou-se sócia da produtora Bananeira Filmes (ex BCA Produções), fundada em 1997. A partir de então, passou a produzir documentários e filmes de ficção.

O Festival Guarnicê de Cinema segue até este sábado, dia 10. O público tem a possibilidade de conferir sessões gratuitas de filmes e documentários que são exibidos em vários horários no Cine Praia Grande, no Teatro Alcione Nazareh e no Teatro da Cidade (Antigo Cine Roxy).

Nenhum comentário:

Postar um comentário