sexta-feira, 11 de setembro de 2015

Programação do projeto Sonora Brasil inicia em São Luís neste sábado



O Sonora Brasil é o maior projeto em circulação musical do país, realizando aproximadamente 480 concertos por ano em mais de 130 cidades. Neste sábado, dia 12 de setembro, São Luís recebe a primeira apresentação do Tema Sonoros Ofícios — Cantos de Trabalho: o grupo mineiro Ilumiara, que  traz em seu espetáculo a contextualização histórico-social dos cantos de trabalho no Brasil. A apresentação acontece a partir das 19 horas, no Teatro Alcione Nazareth. A entrada é gratuita.

Os músicos Alexandre Gloor, Carlinhos Ferreira, Leandro César, Letícia Bertelli e Marcela Bertelli apresentam um repertório de cantos de trabalho recolhidos da tradição diretamente das suas fontes ou a partir de registros de pesquisadores pioneiros como Mário de Andrade, Oswaldo de Souza e Ayres da Mata Machado, Ilumiara interpretará vissungos (canto de trabalho exclusivamente utilizado por escravos mineradores das cidades de Diamantina), cantigas de ninar e canto de lavadeiras em arranjos elaborados a partir de uma visão estética contemporânea.

Na terça-feira, dia 15 de setembro, as Destaladeiras de Fumo Arapiraca (foto acima), formado por cinco mulheres da região de Sítio Fernandes, e Nelson Rosa, mestre de coco de roda reconhecido como patrimônio vivo do estado de Alagoas, apresentam ao público ludovicense os cantos de trabalhos entoados nos salões de fumo, principal atividade econômica na região por mais de cinco décadas. No repertório, trovas rimadas, cantigas de barreiro e tapagens de casa, rojões e pagode. A apresentação acontece no Teatro Alcione Nazareth, a partir das 19 horas.

No dia 17, quinta-feira, as Cantadeiras do Sisal e Aboiadores de Valente (foto acima) retratam o trabalho das mulheres na produção do sisal no interior da Bahia e que hoje são artesãs, assim como revelam os aboios e toadas cantadas na lida com o gado. O grupo se apresenta também no Alcione Nazareth, no mesmo horário, às 19 horas.

No biênio 2015/2016 do projeto Sonora Brasil o Maranhão mais uma vez tem um representante das suas raízes culturais circulando por todo o país: As Quebradeiras de Coco Babaçu, que encerram a programação em São Luís no dia 19 de setembro, às 19 horas, no Teatro Alcione Nazareth. Com um repertório de 17 canções, as oito componentes apresentam a luta, vida e ofício dessas batalhadoras mulheres em uma apresentação dividida em três blocos: O primeiro reúne músicas, geralmente cantigas de roda, cantadas durante o trabalho para os filhos que acompanhavam os pais na labuta. Já o segundo mostra rotina de trabalho e familiar dos adultos, enquanto o último é composto por canções ligadas ao movimento das mulheres que trabalham nos babaçuais e lutam por seus direitos. Com voz firme e potente, as músicas são marcadas pelo ritmo das ferramentas usadas na quebra: o machado e o porrete.

O projeto busca despertar um olhar crítico sobre a produção e mecanismos de difusão da música no país, incentivando novas práticas e hábitos de apreciação musical e promovendo apresentações de caráter essencialmente acústico, que valorizam a autenticidade sonora das obras e de seus intérpretes.

PROGRAMAÇÃO


Grupo Ilumiara (MG)
Data: 12 de setembro/2015
Local: Teatro Alcione Nazareth - Centro Histórico
Horário: 19h

Destaladeiras de Fumo de Arapiraca e Mestre Nelson Rosa (AL)
Data: 15 de setembro/2015
Local: Teatro Alcione Nazareth - Centro Histórico
Horário: 19h

Cantadeiras de Sisal e Aboiadores de Valente (BA)
Data: 17 de setembro/2015
Local: Teatro Alcione Nazareth - Centro Histórico
Horário: 19h

Quebradeiras de Coco Babaçu (MA)
Data: 19 de setembro/2015
Local: Teatro Alcione Nazareth - Centro Histórico
Horário: 19h

Fonte: Ascom/Sesc

Nenhum comentário:

Postar um comentário