quarta-feira, 2 de setembro de 2015

Cine Teatro da Cidade recebe mostra de cinema na programação dos 403 anos de São Luís

A Prefeitura de São Luís dá início hoje, 2, às comemorações de aniversário da capital maranhense com programação cultural diversificada. Shows musicais, apresentação de manifestações culturais, celebrações religiosas, festival de arte urbana e festival de folclore vão integrar as festividades até o dia 12 de setembro, em diversos locais.
No Cine Teatro da Cidade acontecerá o Festival de Cinema Avanca - São Luís, com sessões gratuitas às 17h e 19h, nos dias 2 e 3 de setembro. Ao todo, serão exibidas 16 produções audiovisuais em curta, média e longa-metragem de diversos países, como Chipre, Rússia, Jordânia, Irã, Taiwan, México, Portugal entre outros.
Avanca é uma localidade do Distrito de Aveiro, em Portugal. Lá, o festival já está em sua décima nona edição e tem a curadoria do professor Antônio Valente. A realização do festival em São Luís é uma parceria do Cine Teatro da Cidade, equipamento cultural da Prefeitura, com o cineasta, produtor e professor Francisco Colombo, que cursa o mestrado em Comunicação Multimedia, na Universidade de Aveiro.
“Em conversa com o curador do festival me coloquei à disposição para trazer uma síntese da mostra de cinema que acontece lá como forma de fazer circular essa produção audiovisual aqui no Maranhão e possibilitar essa troca cultural tanto no que diz respeito à linguagem audiovisual, o jeito de fazer cinema em outras regiões, como também o aspecto da formação cultural do público ao ter contato com a diversidade dos aspectos culturais de outros países”, ressaltou Colombo.
Para o diretor do Cine Teatro da Cidade, André Lobão, realizar o festival no equipamento cultural da Prefeitura atende a uma das metas da gestão do prefeito Edivaldo, que é ampliar o fomento à produção audiovisual local e possibilitar o acesso a filmes de qualidade. “A cidade vive uma efervescência de festivais de cinema, como o Guarnicê, o Maranhão na Tela, a Mostra de Cinema e Direitos Humanos entre outros. O contato com a produção audiovisual de outros países estimula a sensibilidade dos criadores e cineastas locais a buscarem novas referências de linguagem”, disse Lobão.

Diversidade de línguas e culturas
O público que for conferir os filmes poderá estranhar algumas palavras com significado diferente em outros países de língua portuguesa. “Em Portugal, por exemplo, chamar uma mulher de rapariga não é uma ofensa, como acontece aqui no Brasil. Esse contato multicultural com as línguas e comportamentos dos povos de outros países é uma questão sobretudo educacional, de formação cultural”, lembrou Francisco Colombo.
Francisco Colomo também destacou a qualidade de alguns filmes e animações, como o filme “Artista de Rua”, do diretor jordaniano Mahmoud Hindawi. O curta-metragem descreve um velho artista que, apesar do incrível talento, está desiludido e precisa de inspiração.
“Acredito na ideia de que cultura é movimento e o festival vem oferecer isso também para a população de São Luís. Para quem é envolvido com Arte, poder realizar o festival é também uma forma de contribuir com a cidade, como um presente pelos 403 anos de São Luís”, finalizou Colombo.
O festival também acontecerá na região tocantina, nos dias 9 e 10 de setembro, no auditório da Universidade Federal do Maranhão, em Imperatriz. A programação dos 403 anos de São Luís prossegue até o dia 12 de setembro, com shows musicais, apresentações culturais e festivais de arte urbana, em diversos pontos da cidade.

Confira a programação completa do Festival Avanca - São Luís
2 de setembro, 17h - Acabo de ter um sonho (foto abaixo), Espanha, ficção, 7 min; Deus providenciará, Portugal, ficção, 15 min; Tons de cinzento, Rússia, animação, 6 min; Rapaz de olhos azuis, Irã, ficção, 18 min; Foi o fio, Portugal, animação, 5 min; Ele e ela, Cazaquistão, ficção, 6 min; Caçador de borboletas, Taiwan, animação, 18 min.



2 de setembro, 19h - Miragem, Portugal, ficção, 10 min; O imortalizador, Chipre, ficção, 21 min; Depois da guerra... antes da guerra..., República Tcheca/Rússia, 45 min.


 3 de setembro, 17h - Noturna, Portugal, ficção, 5 min; O homem que não sabia muito, França, ficção, 20 min; Ar, México, ficção, 4 min; Artista de rua (foto abaixo), Jordânia, animação, 7 min; Stavanger, Alemanha, ficção, 38 min.


 3 de setembro, 19h - Pecado Fatal, Portugal, ficção, 90 min.



Nenhum comentário:

Postar um comentário