sexta-feira, 11 de setembro de 2015

II Festival Internacional de Folclore acontece até sábado


Após as quatro noites de shows em comemoração aos 403 anos de São Luís, a Praça Maria Aragão recebe, até o dia 12 de setembro, grupos folclóricos internacionais com a realização da segunda edição do Festival Internacional de Folclore do Maranhão. O evento é uma realização do Comitê Internacional de Organização dos Festivais de Folclore (Cioff), órgão sem fins lucrativos ligado à Unesco), com o apoio da Prefeitura de São Luís, por meio da Fundação Municipal de Cultura (Func).
Todo o evento tem o caráter filantrópico. Os grupos convidados não recebem cachê pelas apresentações e o festival ganha o caráter de celebração entre os povos, como ressaltou o coordenador do grupo cearense Fulô do Sertão, Glauber Matos, um dos convidados do festival deste ano. "Nós viajamos o país divulgando a cultura da nossa região. Nós somos da cidade de Senador Pompeu, distante 280 km do Ceará, e a participação aqui no evento tem esse sentido simbólico de troca de cultura, de valorização das tradições, por amor à nossa cultura, e aqui fomos muito bem recebidos", destacou Glauber Matos.
Com 25 componentes, o Fulô do Sertão apresentou danças típicas do Ceará, como o maneiro-pau, o baião, o coco e a dança das rendeiras. O grupo faz parte da ONG Santa Terezinha e, desde 2009, vem desenvolvendo pesquisas das tradições folclóricas da região do Cariri e reelaborando as danças no formato de espetáculo parafolclórico. "A nossa ONG é um ponto de cultura lá na nossa região e contamos com apoio do governo e de algumas empresas pequenas. Durante a apresentação, mantemos a musicalidade dos ritmos e reelaboramos as coreografias e danças para o palco", explicou Glauber.
O II Festival Internacional de Folclore acontecerá também em outros espaços de São Luís, como o Teatro Arthur Azevedo. Além das apresentações culturais, alguns grupos convidados comercializarão produtos típicos de suas regiões, como o México, que trouxe um pouco da tequila, bebida típica do país.

Confira a programação completa do evento na Praça Maria Aragão
Dia 11 de setembro19h30 - Grupo dos EUA20h - Boi Brilho da Juventude20h30 - Grupo do Peru21h - Grupo do Pará21h30 - Boi Pirilampo
Dia 12 de setembro19h30 - Grupo da Itália20h - Grupo Folias Juninas20h30 - Grupo da África do Sul21h - Grupo do Ceará21h30 - Dança Portuguesa Raízes de Portugal22h - Grupo do México22h30 - Boi de Nina Rodrigues

Nenhum comentário:

Postar um comentário