sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

Tássia canta Nara

Janeiro é o mês de aniversário de nascimento da cantora Nara Leão (19/1/1942 Vitória, ES- 7/6/1989,RJ) e a capixaba, conhecida como  musa da Bossa Nova, ganhará uma homenagem especial da cantora Tássia Campos, nesta sexta-feira (22), no Chico Discos (Centro), às 21h.  Acompanhada pelo músico violonista João Eudes, Tássia também irá tocar violão em algumas canções eternizadas por Nara Leão.
Não podem faltar Insensatez, Com açúcar com afeto e as menos conhecidas como Fotografia, por exemplo. O envolvimento com o repertório é totalmente afetivo. Vou cantar as que mais gosto mesmo”, conta Tássia.
“...Quando a noite enfim lhe cansa, você vem feito criança/Pra chorar o meu perdão, qual o quê!/Diz pra eu não ficar sentida, diz que vai mudar de vida/Pra agradar meu coração...” (trecho de Com Açúcar com Afeto).
 Essa canção,  um grande sucesso de Chico Buarque na voz de Nara Leão, foi feita sob encomenda da própria cantora. Em depoimento no site oficial do artista, Chico Buarque confidenciou que Nara lhe deu o tema com detalhes. “ Ela pediu: ‘Eu quero uma canção que fala que a mulher sofre, a mulher espera o marido etc. e tal’. Eu fiz pra Nara e pro tema exato que ela pediu. Uma canção sob encomenda mesmo”.
Nara, que ao longo da carreira lançou mais de 20 discos e interpretou algumas das maiores canções da música brasileira, deu voz a compositores como Tom Jobim, Newton Mendonça, Vinicius de Moraes, Chico Buarque, Carlos Lyra, Johnny Alf e Baden Powell. Trabalhou, ainda, como atriz, e apadrinhou outros músicos, como Fagner.
O show idealizado por Tássia será como voltar ao começo da carreira da artista enquanto cantora.  “A ideia é revisitar meu começo como cantora. Eu estava aqui fazendo um apanhado dos artistas que eu ouvia e que ajudaram nesse desenho da minha fisionomia artística que ainda mantém traços desse começo.  E Nara Leão foi importantíssima pra que eu entendesse e me apaixonasse pela música brasileira”, comenta Tassia.
Para a cantora, o envolvimento com Nara vai além da obra musical. “A Nara era uma intérprete e figura à frente do seu tempo. Foi pioneira em muitas coisas. Na relação com o instrumento que se deu desde adolescente como eu também. E a ser respeitada num ambiente majoritariamente masculino. Além de claro ser leve. Nara Leão era uma figura musical leve e acessível. Minha relação com a obra dela é de total empatia”, atesta.

Doce voz
Tássia Campos é uma maranhense que já marcou seu lugar na cena artística maranhense e nacional a partir da sua relação com a multiplicidade musical efervescente que toca o mundo. Ousada e contextualizada com os novos ventos e rumos da chamada “Nova MPB”, Tássia Campos é uma intérprete de voz suave, delicada e extremamente bem modulada.
A cantora, que nasceu e foi criada ao som das zabumbas do Boi de Leonardo no bairro da Liberdade, iniciou aos 15 anos quando começou a se apresentar em barzinhos da capital. O bom gosto na escolha do repertório é resultado da influência musical de sua família. Sua predileção por vertentes mais sofisticadas da música popular brasileira e estrangeira resultaram na fisionomia e desenho do seu atual estágio artístico. Já dividiu palco com nomes importantes como Alê Muniz, Josias Sobrinho e a cantora mineira Ceumar.
Esta semana Tássia foi premiada com troféu de Melhor Show do Prêmio Universidade FM 2015 com  Uma é pouco, duas é bom, três é bem melhor, que realiza em parceria com as cantoras Camila Boueri e  Milla Camões.

Serviço
O quê? Show Tássia Campos Canta Nara Leão
Quando? 22 (sexta-feira), às 21h
Onde? Chico Discos (Rua 13 de maio, Centro)
Quanto? R$20,00



Nenhum comentário:

Postar um comentário