quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

Festival de Marchinhas do Sesc-MA


Será nesta sexta-feira, 29, a escolha da música campeã do Festival de Marchinhas Carnavalescas do Sesc. A apresentação das composições selecionadas acontece na Área de Vivência do Sesc Deodoro, a partir das 19h,  aquecendo o período pré-carnavalesco da cidade. O Festival é o início da programação carnavalesca do Sesc que prossegue até o dia 7 com várias atrações e atividades.
Ao mesmo tempo em que proporciona entretenimento e diversão à clientela comerciária e comunidade em geral, o Festival busca valorizar artistas e a produção local. Dentre as inscritas, foram selecionadas letras que atenderam a alguns critérios como ineditismo, autoria maranhense e principalmente que fizessem menção ao carnaval do Sesc, ao Bloco Vai Quem Quer e ao comerciário. Serão premiadas as duas primeiras composições com dois mil reais para o primeiro colocado e mil reais para o segundo colocado. O melhor intérprete vai receber mil reais. 
As marchinhas carnavalescas inéditas selecionadas vão compor o repertório do Bloco Vai Quem Quer, organizado pelo Sesc e que tradicionalmente “sai” pelas ruas do Centro no período momesco arrastando muita gente.
Para os cantores e compositores Márcio Guimarães e Tathy Estrela, que são casados, participar de eventos que incentivam as novas composições é importante para os artistas. “Estou feliz novamente que nossas composições tenham sido selecionadas. Esse tipo de iniciativa nos estimula a participar da festa e contribuir para as composições maranhenses”, acredita o músico.
No ano passado Márcio e Tathy, defenderam a mesma música juntos. Desta vez eles competem separadamente. Márcio, que recentemente esteve participando dos shows no pré-carnaval de Natal (RN), vai cantar Vou Sesquear, de autoria dele. E Tathy vai defender a música autoral Folia no Sesc.
Márcio faz parte da safra de novos compositores que estão surgindo no cenário nacional. Há 15 anos atuando como compositor, músico multi-instrumentista e cantor, ele tem formação musical no curso técnico de música na Emem (Escola de Música do Estado do Maranhão), onde foi o primeiro cavaquinhista formado pela Escola. Tem composições em vários estilos e já fez vários shows em São Luís. Muitas de suas músicas foram premiadas em festivais. É a terceira vez que participa do Festival do Sesc.

Sesc Folia
O Sesc Folia Carnaval do Comerciário acontece nas unidades Deodoro, Turismo, Caxias e Itapecuru, com realização de prévias aos domingos na Unidade do Sesc Turismo.
No dia 29 antes do Festival, às 16h30, acontece um cortejo carnavalesco pelas  ruas principais do centro da capital, com a banda fanfarra Clarins ao Vento; Te gruda no Meu Fofão, do LABORARTE; o Bloco Tradicional Os Foliões e o Tambor de Crioula do TSI do Sesc.
A programação do Sesc Folia encerra dia 6 (sábado) com o Bloco “Vai Quem Quer”. A concentração é às 15h na área de vivência do Sesc Deodoro.

Músicas selecionadas
1.Música: A cara metade da alegria
Compositora: Wanda Cunha
2.Música: Vai Quem Quer só Folia
Compositor: Roberto Lobato
3.Música: Vai Quem Quer
Compositores: César Imperial e Anízio Galvão
4.Música: Quero calar tua boca com um beijo meu
Compositoras: Carol Cunha e Selma Delago
5.Música: Arrastando a Mala
Compositor: Valdilson Viana Lopes
6.Música: Carnaval da Ilha é bom no Vai Quem Quer
Compositor: Chico Nô
7.Música: Vai Quem Quer
Compositora: Lene Marques
8.Música: Vou Sesquear
Compositores: Márcio Guimarães
9.Música: Sesc é só Alegria
Compositor: Lília Frias
10.Música: Folia no Sesc
Compositor: Thaty Estrela


Serviço
O quê?  Festival de Marchinhas Carnavalescas do Sesc
Quando? 29 (sexta-feira), às 19h
Onde? Sesc Deodoro
Quanto? Entrada Franca



Um comentário: