quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

​​Livro autobiográfico “Maria por Maria” é lançado na SECTI


Foi lançado na última sexta-feira, na sede da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), o livro autobiográfico de “Maria por Maria” ou “A Saga da Besta Fera nos porões do Cárcere e da Ditadura”, de autoria do jornalista Euclides Moreira Neto. Após o lançamento, o autor iniciou uma sessão de autógrafo com distribuição das obras ao público.

O momento foi uma espécie de homenagem à militante, citando a importância de seu legado a história do Maranhão, que agora está registrado bibliograficamente. “Compreender a história de vida de Maria Aragão é conhecer a nossa história, o povo do Maranhão. Uma militante que, constantemente, representava a população em busca de seus direitos. Essa é uma iniciativa nova e flexível da Secti, agregando a capacidade de produção literária do estado, estimulando o conhecimento, ciência e tecnologia”, avaliou o secretário da Secti, Bira do Pindaré.

A obra de 346 páginas é fruto de uma pesquisa realizada entre os meses de maio e junho de 1988, como parte do trabalho de composição do enredo carnavalesco Sonho de Maria para a agremiação Favela do Samba.

“Após a morte de Maria, em 1991, transcrevi essa entrevista para não perder um material tão rico. No período em que estava em Portugal, recebi a resposta de que aquele material poderia originar um livro. Eu agradeço a oportunidade dada pelo governador Flávio Dino e pelo Bira do Pindaré, pois esse material é muito especial. Fiz questão de mostrar ao público o outro lado da desta mulher forte que, entre as lideranças políticas, era conhecida como a ‘besta fera; mas que tinha um grande lado humano, dócil, amável de Maria Aragão”, explicou Moreira Neto.

O livro “Maria por Maria” é a primeira publicação impressa da Engenho, editora de criação da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, que no ano passado publicou seis obras online, disponíveis no site da SECTI, no endereço www.secti.ma.gov.br. Dentre elas, a Coleção “Cadernos Maria Aragão de Tecnologias Sociais”.

“Este é o primeiro trabalho oficial da Engenho, editora oficial da Secti. Este trabalho lançado hoje é disponível na versão e-book no site da secretaria, disponível para leitura e impressão, bem como as demais obras”, anunciou o secretário adjunto, Jhonatan Almada.

A ocasião reuniu o titular da Secti, Bira do Pindaré, o secretário adjunto, Jhonatan Almada, o diretor presidente da FAPEMA, Alex Oliveira, pessoas que conviveram com a homenageada e o público em geral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário