terça-feira, 11 de junho de 2013

Temporada Junina em São Luís será aberta nesta quinta-feira


                                                                                  Boi de Seu Apolônio - Baixada


Será ao som do toque das caixeiras do Divino Espírito Santo que a Prefeitura anunciará oficialmente, na Praça Maria Aragão, a abertura da Temporada Junina de São Luís. Com o tema “São João de São Luís – Festança de todas as cores”, os festejos juninos terão início nesta quinta-feira (13), às 17 horas, com o benzimento do Mastro em homenagem aos santos da época: São João, São Pedro, São Marçal e Santo Antônio, o aniversariante do dia, na Igreja que leva seu nome, no Centro.
De lá, sairá um cortejo, acompanhado por caixeiras do Divino Espírito Santo que entoarão cânticos e toques, passando pela Rua 13 de Maio em direção à Praça Maria Aragão, onde o Mastro será erguido. O mastro de São João, conhecido em Portugal também como o Mastro dos Santos Populares, é erguido durante a temporada junina para celebrar os santos ligados a essa festa. No Brasil, no topo de cada mastro são amarradas em geral três bandeirinhas simbolizando os santos.
 A programação da noite de abertura, na Praça, contará com a apresentação do Tambor de Crioula Turma de Crioulos, do bairro Alemanha, às 19h; e, Cacuriá Assa Cana, do bairro Liberdade, às 20h. Já às 21 horas, sobe ao palco o Grupo Lamparina, que com sete anos de atividade, que promete agitar o Arraial com um repertório recheado de músicas populares maranhenses e algumas autorais.
A partir das 22h, a Trupiada da Ilha trará a apresentação, em conjunto, de cinco grupos de Bumba-meu-Boi: Miritiua, Itapera do Maracanã, Estrela Maior, João Paulo, Paço do Lumiar, todos em sotaque de matraca. E, encerrando a programação da noite, às 00h, o Boi de Axixá animará o público com as toadas já conhecidas por sua famosa orquestra. O Barracão do Forró também estará funcionando a partir das 20 horas com os melhores grupos de forró pé-de-serra da cidade.
 A programação prossegue até o dia 30 de junho. O Arraial da Praça Maria Aragão contará com uma programação diversificada, funcionando das 18h às 00h, de domingo a quinta-feira, e das 18h às 01h, sexta e sábado.

Fotos: Divulgação/Secom/Func

Nenhum comentário:

Postar um comentário