quarta-feira, 5 de junho de 2013

Ciclo de Palestras da FMRB homenageará Aluísio Azevedo




Como forma de celebrar o centenário de morte de um dos grandes nomes da literatura maranhense e um dos expoentes do naturalismo brasileiro, o escritor Aluísio Azevedo, a Fundação da Memória Republicana Brasileira (FMRB) promove neste mês o Ciclo de Palestras sobre Literatura Maranhense, em sua sede, no Convento das Mercês. Mais de 180 estudantes universitários e escolas de Ensino Médio devem participar do primeiro dia de palestra.
A atividade coordenada pela Biblioteca Padre Antônio Vieira, localizada na fundação, ocorrerá todas às quartas-feiras do mês, a partir das 14h. Em seu primeiro dia (5), José Neres e Dino Cavalcante farão um panorama sobre o atual cenário da Literatura Ludovicense e destacarão a relevância de Aluísio Azevedo para a Literatura Brasileira. 
Participantes do Ciclo de Palestras também poderão visitar uma pequena exposição com obras do escritor maranhense. Estarão expostas algumas das primeiras edições de “O Mulato”, obra inaugural do Naturalismo no Brasil, “Casa de Pensão” e “O Cortiço”, que reflete o processo de transformação e econômica pelo qual passava o Brasil, momento no qual os centros urbanos cresciam, abrigando todo tipo de gente, que iam às cidades à procura de trabalho. As obras integram o acervo da Biblioteca doada pelo senador e ex-presidente da república José Sarney à FMRB como forma de fomentar a educação, o ensino, a cultura da população maranhense.
No dia 12, os professores Liziane Sousa, José Neres e Dino Cavalcante integrarão a mesa “Arthur Azevedo e sua contribuição para o Teatro Nacional”, que destacarão o papel do maranhense para a comédia brasileira. Autor muito popular, ele retratou os costumes da sociedade brasileira do final da Monarquia e início da República. Foi ele quem consolidou a comédia de costumes iniciada por Martins Pena.
No dia 19, às 14h, a programação do Ciclo de Palestra segue com a participação do professor Joaquim Gomes que abordará a literatura infantil com enfoque na história do Maranhão. Nesse dia, o escritor Wilson Marques, autor de alguns livros do gênero, também fará, ao lado de Gomes, relançamento de livros para o público infantil, entre eles “Quem tem medo de Ana Jansen?” e “Touchê e o segredo da serpente encantada”.
A literatura de cordel também será tema do Ciclo de Palestras. Na quarta-feira, 26, as professoras da Universidade Estadual do Maranhão, Maria José Nélo e Venúzia Gonçalves Belo. Durante sua participação no evento, as professoras analisarão as obras tipicamente nordestinas sob o viés da variedade linguística.
Após as palestras, haverá apresentações culturais no pátio interno do Convento das Mercês (sede da FMRB), como grupos de bumba meu boi, quadrilhas, espetáculos teatrais e musicais, com apresentação de recital de músicas populares com a Banda Bom Menino das Mercês. No local também haverá venda de comidas típicas pelos moradores da comunidade do Desterro, que terão a oportunidade de aumentar a renda familiar durante as quatro semanas do evento.
Segundo a presidente da FMRB, a advogada Anna Graziella Costa, a fundação tem realizado diversas atividades que se propõem a fazer da instituição mais do que um museu em acepção estática. O objetivo da FMRB tem sido também se tornar um grande centro de difusão cultural, da história e da literatura. “Destaco que a literatura acomoda-se neste local, que nasceu com a predestinação de ser um templo dedicado à preservação e à divulgação do nosso patrimônio histórico e cultural, material e imaterial. A proposta é estimularmos os jovens a se inteirar do cenário da literatura e ver-se enquanto autores, protagonistas de obras”, disse.
Anna Graziella Costa ressaltou ainda que a FMRB, ao promover eventos como esse, contribui para disseminação dessa importante festa cultural popular como é o São João que traz imensos benefícios aos estado, vez que aumenta o turismo, fortalece a identidade cultural, traz renda e recursos para o estado como um todo.
Os interessados em participar do Ciclo de Palestras sobre Literatura Maranhense podem se inscrever gratuitamente pelo e-mail bibliotecapadreantoniovieira@outlook.com, informando nome completo, telefone para contato, instituição de ensino e curso (caso seja estudante). As inscrições podem ser feitas também pelo telefone 3221-3724 ou no local. Será conferido certificado digital de 20h aos participantes.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário