quarta-feira, 5 de junho de 2013

Func abre diálogo com Comissão Especial Provisória de Cultura




O presidente da Fundação de Cultura (Func), Francisco Gonçalves, recebeu a Comissão Especial Provisória de Cultura da Câmara Municipal, formada pelos vereadores Marlon Garcia (PT do B), presidente da Comissão; Ricardo Diniz (PHS); José Joaquim (PSDB); Bárbara Soeiro (PMN); Estevão Aragão (PPS) e Helena Duailibe (PMDB) e pelo líder do Governo na Câmara, Honorato Fernandes (PT). O encontro foi resultante da audiência pública realizada na Câmara Municipal, nesta segunda-feira (03), sobre o Vale Cultura, para esclarecimentos das entidades que não foram contempladas pela política de edital do São João, Chamada Pública.
A Comissão esteve acompanhada de representantes de manifestações da cultura popular relativas ao Bumba-meu-boi, Tambor de Crioula; Quadrilha; Dança Portuguesa e Dança Mirim. A proposta dos vereadores foi que a Func pudesse reavaliar a situação de algumas entidades não classificadas, visto que muitos grupos de manifestações da cultura popular se organizam durante todo o ano para as apresentações na temporada junina.
“Nós estamos aqui para dialogar. Estamos reivindicando pelas 95 entidades que não foram contempladas e estão pleiteando recurso. Outra pauta é a manutenção do cachê, para ver a possibilidade de aplicar algum recurso extra. A gente sabe que tem muitas entidades que já gastaram muito e não têm de onde tirar recurso financeiro para manter a brincadeira”, comentou Marlon Garcia. Ainda de acordo com o vereador, outra questão é a participação da Comissão Especial Provisória de Cultura, se possível, na elaboração de futuros editais.

Alinhamento com o Sistema Nacional de Cultura
Após ouvir todo o grupo e pontuar as reivindicações, Francisco Gonçalves esclareceu a forma de aplicação dos recursos da Func, que está alinhada com o Sistema Nacional de Cultura, e por isso, faz uso de editais como um instrumento de política pública, que prevê transparência e democratização na aplicação dos recursos financeiros.
 “Esta nova forma de aplicação das políticas pública, por meio de editais, é um processo que está passível de problemas. E por isso que nós demos um prazo para que os interessados entrem com recursos”, esclareceu Francisco Gonçalves.

Dívida
De acordo com Gonçalves, a Func acumula uma dívida de R$ 3 milhões referentes à contratação de serviços do São João do ano passado. “Foi passada uma ideia de que a Func podia atender a toda uma demanda de grupos culturais na temporada junina e isso não é verdade. Além disso, à medida que o Governo Federal vai construindo a política nacional de cultura, os governos estaduais e municipais são cobrados também para atender outras linguagens artísticas que não vinham sendo contempladas, logo o orçamento tem que ser distribuído também para estes setores”, esclareceu.

Resultado final das atrações artísticas
Foi divulgado nesta quarta-feira (05), o resultado final das atrações artísticas para a Temporada Junina de 2013. A lista já inclui o resultado dos recursos, que somaram um total de 64 pedidos. De acordo com a Comissão de Seleção da Chamada Pública, os pedidos que foram incluídos na nova listagem, tiveram suas notas aumentadas nas observações dos recursos. A lista completa pode ser acessada no endereço eletrônico www.funcsl.wordpress.com.
Os selecionados serão convocados para as apresentações durante os Festejos Juninos nos arraiais promovidos pela Prefeitura de São Luís, na Praça Maria Aragão e no largo da Feirinha Livre, entre os bairros da Cohab/Cohatrac; além dos arraiais selecionados nos diversos bairros da capital.

Nenhum comentário:

Postar um comentário