quarta-feira, 19 de junho de 2013

São Luís recebeu Prêmio da Música

Não tive tempo de postar ontem uma matéria muito bacana que fiz sobre o Prêmio da Música em São Luís, que foi ontem, mas posto hoje, porque acho que vale a pena pela importância do evento. Confiram.




A turnê itinerante do Prêmio da Música Brasileira 2013 estreou  com show em São Luís ontem,  no Teatro Arthur Azevedo, somente para convidados. Foi a terceira vez consecutiva que a turnê veio à  cidade e nesta edição, a 24ª, trouxe grandes nomes da música homenageando a obra de Tom Jobim. Adriana Calcanhoto, Zé Renato, Roberta Sá, Zélia Duncan e João Bosco cantaram as músicas do homenageado! E como em todas as edições houve a participação de um artista local. A cantora Alexandra Nicolas, que recentemente lançou o CD Festejos, interpretou uma canção de Tom Jobim. A turnê foi apresentada pelo ator Murilo Rosa e percorrerá nove cidades brasileiras.
 Adriana Calcanhotto apresentou dentre outras canções, Eu sei que vou te amar, Estrada do sol e Outra vez, em dueto com Zélia Duncan. Já Zélia interpretou canções como, Desafinado e Luiza. Zélia, inclusive foi vencedora de dois prêmios na cerimônia realizada no último dia 12, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, na categoria Pop/Rock/Reggae/Hiphop/Funk, de melhor cantora e como melhor álbum por Tudo Esclarecido (2012), em que a cantora decifra os versos do músico paulistano Itamar Assumpção.
Homenageado da edição passada, João Bosco volta à estrada para reler músicas imortais, como Chega de Saudade e Águas de Março, além de fazer um dueto com Zé Renato em Tereza da Praia. Bosco também ganhou duas premiações nessa edição do Prêmio, na categoria MPB como melhor cantor e  melhor álbum com 40 Anos Depois: João Bosco.
 “É uma oportunidade raríssima de você encontrar um repertório de Antonio Carlos Jobim, que para mim é um dos grandes compositores brasileiros de todos os tempos, e ver desfilar assim junto dos colegas todos, cantando um repertório que você escuta no mundo inteiro, que você identifica o Brasil estando onde estiver. Em qualquer lugar do mundo você reconhece o Brasil através da música do Tom”, comenta João Bosco.
Zé Renato relembrou Garota de Ipanema e Por causa de você e fez um segundo dueto com Roberta Sá, em Eu te amo. Sozinha, Roberta cantou, entre outras, Sabiá e Insensatez. Um número final  reuniu todos no palco. 
Para a versão itinerante, José Maurício Machline criou um novo roteiro, mostrando toda a riqueza da obra de Tom Jobim.  “A turnê itinerante a cada ano só nos dá mais alegria e a parceria com a Vale é fundamental para conseguirmos realizar esse projeto tão especial. É lindo ver a música brasileira viajando pelo país, indo onde o povo está, em total sintonia com o espírito do Prêmio”.
A direção musical é de Jaques Morelenbaum, que acompanhou Tom Jobim por muitos anos. Na turnê, ele também tocará cello e estará ao lado do pianista João Carlos Coutinho, de Lula Galvão (violão), Jorge Helder (contrabaixo), Rafael Barata (bateria), Marcelo Costa (percussão) e Carlos Malta (sax e flauta).
Depois de São Luís a turnê seguirá para Parauapebas (21/06), Marabá (23/06), Belém (26/06), São Paulo (28/06), Vitória (30/06), Belo Horizonte (03/07) e Itabira (05/07), encerrando no Rio de Janeiro, no dia 10 de julho.
Criada em 1988, a premiação se consolidou por não apenas resgatar e celebrar grandes nomes do cenário nacional, mas, sobretudo, avalizar carreiras de artistas iniciantes ou com expressão de alcance regional, como aconteceu em 2012, quando apresentou para todo o Brasil a revelação pernambucana Herbert Lucena. O Prêmio enaltece o esforço e o talento dos cantores, músicos, arranjadores e produtores do Brasil e reúne, no mesmo dia e no mesmo palco, as mais variadas manifestações musicais do país.

Seis perguntas//Zélia Duncan

Você ganhou o Prêmio da Música com melhor álbum e melhor cantora. O que isso significou?
Duas alegrias inteiras.

Como está sendo a experiência de fazer essa itinerância?
É a minha segunda vez, sei o quanto é prazeroso levar clássicos de autores fundamentais a lugares onde nem sempre podemos ir!

Qual a sua relação com a obra de Tom Jobim?
Como qualquer brasileiro que goste de música, a relação de sempre ter escutado, de fazer parte da minha vida ativamente. Como artista, a delícia de aprender com esse repertório que é ao mesmo tempo sofisticado e popular.

E quanto às músicas que você vai interpretar, foi sua a escolha?
Não fui eu, mas todas são tão lindas. Sempre lidei com todas elas, me são familiares.

Sobre sua carreira o que você pode dizer do premiado “Tudo Esclarecido”?
Posso dizer, entre milhões de outras coisas, que é exatamente o que eu queria dizer e fazer neste momento. Por isso, apesar de ter menos de um ano de lançamento, já me dá tantas alegrias.

Quais são os seus projetos para quando terminar a itinerância do Premio?
Meu ano já está bem agendado e continua. Ainda tem o espetáculo ToTatiando, que vai para Brasília, Fortaleza e o Festival de Teatro de POA. Antes disso, Tudo Esclarecido será apresentado em Frankfurt fazendo parte de um elenco de artistas brasileiros muito bonito.


Turnê
Parauapebas (PA) - 21 de junho
Marabá (PA) - 23 de junho
Belém (PA) - 26 de junho
São Paulo (SP) - 28 de junho
Vitória (ES) - 30 de junho
Belo Horizonte (MG) - 3 de julho
Itabira (MG) - 5 de julho
Rio de Janeiro (RJ) - 10 de julho

Insert
Homenageados
O Prêmio da Música Brasileira passou por diversas fases. Por mais de dez anos foi chamado de Prêmio Sharp (1987 a 1998). Também recebeu os nomes de Prêmio da Música Brasileira (2001) e Prêmio TIM de Música (2003 a 2008). Ao longo de todos estes anos, seu idealizador, José Maurício Machline contou com diversos parceiros. Desde a 21ª edição, em 2010, o Prêmio da Música Brasileira é patrocinado pela Vale que mantém a parceria até hoje. Naquele ano a homenageada foi Clara Nunes. Em 2011, Noel Rosa, no ano passado foi João Bosco e este ano, Tom Jobim.

 Foto: Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário