terça-feira, 11 de junho de 2013

Lençóis Jazz e Blues Festival 2013




Um evento com grandes nomes da música instrumental, do blues e do jazz já tem encontro marcado com a população maranhense no mês de agosto nos dias 2, 3, 4,  9 e 10, na quinta edição do Lençóis Jazz e Blues Festival 2013. O lançamento do evento foi realizado ontem para imprensa, apoiadores e parceiros e teve as apresentações do  Grupo de Metais Marabrás e do jovem músico guitarrista Márcio Glam.  Já a abertura do Festival será com a Banda do Bom Menino (composta por cerca de oitenta crianças).
O Festival acontecerá nas cidades de Barreirinhas nos dias 2, 3 e 4 (na Avenida Beira Rio), e em São Luís nos dias 9 e 10 (na Praça Maria Aragão), trazendo nomes como o guitarrista Stanley Jordan, Ellen Oléria (vencedora do programa The Voice Brasil- 2012/TV Globo), Yamandu Costa (instrumental), o norte americano JJ Jackson, Trio Veredas, Márcio Glam e Banda, Carlinhos Veloz, Roberto Ricci, Igor Prado, a Corda em Si, Glad e Babi Mendes, o casal Alê Muniz e Luciana Simões,  Júnior Gaiato, Grupo Delicatessen, Ari Borger e Quarteto, Rio Jazz Orquestra e Taryn Szpilman, dentre outros.
A grande novidade deste ano é que os shows serão abertos ao público. É que nesta edição o Festival conta com apoio da Cemar, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, além das prefeituras municipais das duas cidades onde será realizado, dentre outros patrocinadores e apoiadores. “Os shows serão em espaços públicos e todos terão acesso a esse festival que vai trazer grandes nomes nacionais, internacionais e locais”, comenta Tutuca Viana realizador e idealizador do Festival.
A proposta do evento de unir musicalidade, ecoturismo e responsabilidade social tem sido bem sucedida ao longo de quatro edições. Com artistas de altíssima qualidade, repertório criterioso e muita diversidade cultural o evento consolidou-se no circuito nacional dos grandes festivais de música do gênero. Nesse período pelo menos cem grandes nomes da música do Brasil e do exterior apresentaram-se no Festival e cerca de 10 mil pessoas participaram do evento.
A proposta de promover a integração entre artistas maranhenses, colocando-os para tocar com nomes consagrados do Brasil e do exterior, tem dados bons frutos. Graças a esse intercâmbio alguns talentos da terra já foram convidados para tocar em outros estados e também para participar de CDs de músicos já consagrados no universo brasileiro do jazz e do blues.
Outra contribuição importante tem sido o acesso de crianças, adolescentes, adultos e idosos de baixa renda a diversos bens culturais contribuindo como a participação gratuita em oficinas musicais, bate-papo com os artistas, ensaios abertos e sorteios de instrumentos musicais.
Oficinas – Com o evento ao público a produção acredita que pelo menos 7 mil pessoas presencie os shows em Barreirinhas e, cerca de 10 mil pessoas, em São Luís. Mas o Festival não é só apresentação musical.  Também está prevista a realização de um cortejo musical e de conscientização ambiental, além de oficinas de violão (com  Yamandu Costa), de guitarra (com Jair Torres), de gaita e violino (com Júnior Gaiato) e de construção de instrumentos musicais com materiais reciclados (com Ricardo Passos).
 O festival que segue agora para a 5ª edição é notícia no Maranhão e no Brasil. Graças a visibilidade dada ao evento pela imprensa local e de fora o Lençóis Jazz e Blues Festival tornou-se uma espécie de vitrine cultural e turística das belezas naturais e da riqueza musical de São Luís e de Barreirinhas, nos Lençóis Maranhenses. O que contribui diretamente para o fomento do turismo e indiretamente para a geração de renda nas duas cidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário