segunda-feira, 17 de junho de 2013

São João entra na Roda de Conversa

A Fundação de Cultura (Func) realiza a partir de hoje  Rodas de Conversa com temáticas voltada para as festividades juninas, entre elas: A simbologia do Mastro; Tambor de Crioula; Culinária local; O Auto do Bumba-meu-Boi; e, Arraiais comunitários. Os encontros acontecem no auditório do Memorial Maria Aragão, sempre das 18h às 19h, antes das apresentações no Arraial da Praça Maria Aragão.
O espaço, com capacidade para cerca de 60 pessoas, este ano, será integrado à programação do arraial oficial da Prefeitura de São Luís. “A ideia é compartilhar conhecimentos e experiências, e estimular a produção de novos conhecimentos, reunindo em uma mesma roda de conversa, gerações de atores que marcam a história folclórica e cultural de São Luís”, explica o coordenador de eventos da Func, José Ribamar Moraes.
Hoje o evento será comandado pela caixeira Dona Rosa, que versará sobre “O Mastro como símbolo da cultura maranhense”. Já na terça-feira, dia 18 de junho, para celebrar o Dia Nacional do Tambor de Crioula, o mestre Gonçalo Bispo estará coordenando a Roda de Conversa sobre o Tambor. Também serão apresentados vídeos sobre a manifestação.
O Tambor de Crioula foi registrado em 2007, como Patrimônio Cultural do Brasil. Identificado como símbolo da identidade maranhense, o Tambor encanta a todos com seus cânticos e danças que lembram nossos ancestrais.
Na quarta-feira, dia 19, o público poderá conhecer muito mais sobre a culinária maranhense com a historiadora Zelinda Lima. Dia 20, o auditório recebe a Roda de Conversa “O Cacuriá”, dança típica do Maranhão que apresenta em seus passos a sensualidade ao batuque de caixas. O tema será apresentado por Maria da Paz e a cantora e compositora Rosa Reis.
Já na sexta-feira, dia 21, a Roda de Conversa terá como tema “As mulheres na liderança de Bumba-meu-boi” com destaque para o boi do Apolônio com Nadir, boi do Maracanã com Maria José, boi do Seic com Fernanda Reis e Boi de Leonardo com Cláudia Santos.
A programação dá uma pausa no final de semana e continua na segunda-feira seguinte (24) até o dia 28 de junho. A entrada é gratuita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário