segunda-feira, 24 de junho de 2013

Cortejo de bois de orquestra no Centro




 É hoje, no dia de São João, que acontece o cortejo de grupos de Bumba-meu-boi, do sotaque de orquestra. Após receber as bênçãos na Igreja de São João, o cortejo cruzará o Centro em direção ao Arraial da Praça Maria Aragão. O evento conhecido como Clarins da Ilha é realizado há seis anos consecutivos e já virou tradição.
A partir das 19h, os grupos se reúnem em frente à igreja onde será realizada uma cerimônia simbólica para o batizado de todos os miolos de bois presentes. Logo em seguida, os grupos seguirão em cortejo pelas ruas do centro, passando pelas ruas da Paz e 13 de maio, até chegar ao Terreiro da Maria, na Praça Maria Aragão, onde todos os seis grupos se apresentarão, fazendo uma grande festa até à meia noite.
Participarão do evento, os grupos de Bumba-meu-boi: da Ilha, Brilho da Juventude, Encanto da Ilha, Mirantes da Ilha, Redenção e Trono de Ouro. Durante todo o percurso, os grupos cantarão as toadas marcantes com os instrumentos característicos do sotaque de orquestra: metais, banjos e maracás, acompanhados das índias e vaqueiros, que reproduzirão suas danças coreografadas no meio da rua.
 Enquanto isso, no palco da Maria Aragão, a festa começa a partir das 19 horas com a apresentação do Tambor de Crioula Santa Fé, seguido da Dança Portuguesa Império de Lisboa. Já às 21h, sobe ao palco o cantor Adão Camilo, que recepcionará o cortejo de Bois ao som dos ritmos e sotaques da cultura popular maranhense. No Barracão do Forró, o arrasta-pé começa às 20h, com o grupo Xote e Baião, seguido de Marinaldo do Forró, a partir das 22h.

Confira a programação de  hoje (24):
19h - Tambor de Crioula Santa Fé
20h - Dança Portuguesa Império de Lisboa (Maiobão)
21h - Show com Adão Camilo
22h - Clarins da Ilha – com os grupos de Bumba-meu-boi: da Ilha, Brilho da Juventude, Encanto da Ilha, Mirantes da Ilha, Redenção e Trono de Ouro.
Barracão do Forró
20h - Xote e Baião
22h - Marinaldo do Forró

Nenhum comentário:

Postar um comentário