segunda-feira, 17 de junho de 2013

Jovens em recuperação de dependência química são estrelas de espetáculo musical da banda Gen Rosso



Centenas de jovens que se recuperam da dependência química serão as estrelas do show “Streetlight”, da banda internacional Gen Rosso, que está sendo apresentado em sete cidades brasileiras. O evento chega a São Luis (MA) nos dias 18 e 19 de junho, às 20h, no Castelinho. O show integra o projeto alemão “Forte Sem Violência”, uma iniciativa de fortalecimento da personalidade e da autoestima, que já beneficiou jovens em todo mundo.
O espetáculo estreou em Aparecida do Norte (16 de maio) e já passou por São Paulo (25 e 26 de maio) e Minas Gerais (6, 7 e 8 de junho). Depois de São Luis, seguirá para Aracajú (5 de julho), Fortaleza (18 e 19 de julho) e Rio de Janeiro (27 de julho). No Rio, o espetáculo acontecerá durante a realização da Jornada Mundial da Juventude, com a presença do Papa Francisco.
O musical “Streetlight”, da banda internacional Gen Rosso, narra a história real de um jovem que luta para escapar da violência. A produção foi trazida para o Brasil pelo fundador da Fazenda da Esperança, Frei Hans Stapel, e dará oportunidade aos jovens em tratamento de serem protagonistas do espetáculo.
A preparação está sendo feita por meio de oficinas para desenvolver as expressões dos artistas amadores. Nelas, os jovens, em fase final de recuperação, aprenderam noções técnicas e artísticas, descobrindo e desenvolvendo talentos e, consequentemente, elevando a autoestima.
Os participantes foram selecionados nas diferentes unidades terapêuticas, como da Fazenda da Esperança, uma das mais bem sucedidas experiências em recuperação de dependentes químicos do mundo, cuja metodologia baseia-se em três pilares: espiritualidade, trabalho e convivência.
O ponto central do projeto, “Forte Sem Violência” busca questionar a sociedade sobre a problemática das drogas, dando os exemplos de recuperação da Fazenda da Esperança e mostrando que há soluções para esta problemática, que está assolando os lares brasileiros de todas as classes sociais. Para o fundador da Fazenda, a sociedade deve acreditar que existe cura para estes jovens. “Não podemos taxá-los e dizer que são bandidos e precisam ser presos ou até morrer. Essa não é a solução! Precisamos dar uma chance para eles descobrirem os valores que têm”, afirma Frei Hans.
“Forte Sem Violência” foi idealizado pelo pedagogo alemão Mathias Kaps, fundador da Starkmacher, empresa responsável pelo projeto. Preocupado com a violência entre os jovens e a falta de diálogo entre alunos e professores, resolveu agir. “Assim, nasceu a ideia de reforçar a personalidade dos jovens e fazê-los protagonistas, criando um clima de confiança, uma atmosfera que eles se sintam amados”, relembra Kaps.
“Dessa forma, o jovem se sente forte e descobre o próprio talento e o que ele tem de bom para dar. Eles conseguem alcançar seus objetivos pessoais, mas também contribuem com um mundo melhor”, explica Teresa Parlasca, coordenadora do projeto, que tem como conceito tornar fortes os jovens contra a violência, a exclusão, o bullying, as drogas e também contra muitas experiências diárias, sutis, massificantes e traumatizantes.
Adelson, brasileiro integrante do Gen Rosso, ressalta o clima que se cria de amor recíproco como o mais importante fator durante os workshops, nos quais os jovens aprendem as técnicas de dança, canto, percussão e até de bastidores para o show. “Esse é o objetivo do projeto”, frisa
Antes mesmo da estreia nos palcos, o projeto já está mudando a vida dos jovens brasileiros. Para Dora E. A., o projeto ajuda a acreditar em si mesmo. “Olha só, vou me apresentar para o Papa Francisco durante a Jornada Mundial da Juventude. Vou mostrar ao mundo algo que aprendi”, diz emocionada, mencionando o fechamento do projeto, que será no Rio de Janeiro, no dia 27 de julho, onde o público esperado será de 2,5 milhões de pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário