quarta-feira, 5 de junho de 2013

Siba em pocket show



Quem quiser conferir uma pitadinha do que o cantor e compositor pernambucano Siba está oferecendo em Avante (2012), sua mais recente produção, é só marcar presença hoje no Barulhinho Bom, às 22h. O cantor vai fazer um pocket show que contará com as participações primorosas da dupla Criolina, formada por Alê Muniz e Luciana Simões e a discotecagem do DJ Jorge Choary.
A apresentação, segundo Siba define, é uma pequena audição do CD, uma pequena mostra do show que o cantor está apresentando em outras capitais com a banda completa.  “É uma espécie de pré-lançamento, por que eu quero muito vir aqui com a banda. Já vim outras vezes com a Mestre Ambrósio e o Fuloresta, mas quero voltar com a banda”, diz o cantor.
Siba se apresentou recentemente em Belém e como viria a São Luís por motivos familiares, não deixou a oportunidade de fazer uma pequena apresentação passar em branco. Para a produtora do show Amélia Cunha, é a chance de ouvir um pouco do Avante. “Ele vai fazer voz e violão e será acompanhado de Alê e Luciana, então vai ser uma audição de 45 minutos. A gente não podia deixar de explorar ele um pouquinho (risos)”.
Na definição de Siba o CD Avante reuniu momentos distintos da sua  vida e a volta à utilização da guitarra. Quando menino, o cantor era roqueiro. Formou-se em Música na Universidade Federal de Pernambuco,  tocava guitarra e ouvia bandas como Black Sabbath e Led Zeppelin, mas tem Luiz Gonzaga como influência.
Carreira  - Siba surgiu no mundo artístico em 1992 integrando, como guitarista e cantor (mais tarde passou a tocar rabeca), o grupo pernambucano Mestre Ambrósio. Foi em 2001 o último disco gravado da Mestre Ambrósio, o CD Terceiro samba, produzido por Beto Villares. Em 2002 a banda fez turnê pela Europa, apresentando-se na Inglaterra, Portugal, França e Dinamarca, entre outros.
Incansável na busca de novos sons, ainda em 2002 nasce a banda Fuloresta, formada por músicos tradicionais de Nazaré da Mata e o primeiro disco solo intitulado Fuloresta do samba, no qual interpretou um repertório com composições autorais.
É com a carreira solo, e no momento em que a Mestre Ambrósio completa 20 anos desde a criação, que chega Avante produzido por Fernando Catatau. Em Avante o músico se reconecta com a guitarra, que agora é o instrumento principal. O disco (disponível para download no site oficial) tem oito músicas inéditas e regravações de A Bagaceira, Canoa Furada e Cantando Ciranda na Beira do Mar.
Léo Gervázio toca a tuba, elo de ligação com a Fuloresta e a música de rua do Recife. Antônio Loureiro toca teclados e um vibrafone. Samuel Fraga toca a bateria. Tem ainda os músicos convidados Teco Cardoso e Lira, Catatau fazendo o solo de guitarra em Qasida.


Siba em Pílulas

A cultura de São Luís – “Eu já vim aqui outras vezes há alguns anos com Mestre Ambrósio e Fuloresta, mas solo é a primeira vez. Tenho contato com Alê Muniz e Luciana Simões que são meus amigos. Também tenho uma ligação forte com Zeca Baleiro, e ainda Humberto de Maracanã, que eu conheço há muito tempo e de quem virei fã”.
 
Siba e o violão – Claro que é um show diferente de estar com uma banda, mas ao mesmo tempo a minha música tem muito de poesia de rua, músicas que tem um refrão que a plateia pode cantar junto, que tem uma linguagem direta, então dá para ter a interação com o público. Nesse show eu vou mostrar algumas canções como, Cantando Ciranda na Beira do Mar, Avante!, Brisa, Preparando o Salto, vou fazer um apanhado do disco.
 
Poesia e música – A música tem a ver com a imagem e ao mesmo tempo tem a poesia que está no meu trabalho como se fosse um meio de transporte. Poesia de rua, poesia oral do Nordeste, que precisa ser direta capaz de criar uma imagem, capaz de criar um filme na sua cabeça. Trabalho com isso.    
 
A volta da guitarra – A guitarra para mim, o instrumento em si, penso como uma ferramenta, não como uma finalidade em si. É uma coisa muito pessoal pra mim. A Fuloresta era uma banda que eu mais acompanhava. Mas agora chegou um momento em que nesse trabalho musical, com o Avante,  a guitarra tem uma interação mais completa que a rabeca, mas há muito tempo tem sido um relação super rica.  Agora estou redescobrindo a guitarra, como ferramenta, depois de muitos anos, e acho que é uma relacionamento que não vai acabar nunca mais, vai durar para sempre.
 
Serviço
O quê? Pocket Show com Siba. Part. Criolina e Dj Jorge Choary
Quando? Hoje, às 22h
Onde? Barulhinho Bom (Lagoa da Jansen)
Quanto? 20 reais

Nenhum comentário:

Postar um comentário