quinta-feira, 6 de junho de 2013

Inscrições abertas para o Prêmio São Paulo de Literatura 2013

Estão abertas as inscrições para o Prêmio São Paulo de Literatura 2013, que este ano traz uma mudança importante. Ao invés de dois prêmios, a partir deste ano serão concedidos três: um de R$ 200 mil para o autor do melhor romance do ano e dois de R$ 100 mil para os autores estreantes no gênero romance, sendo um para escritor com até 40 anos de idade e outro para escritor com mais de 40.
A mudança visa à ampliação o alcance do Prêmio, cujo objetivo é reconhecer e, principalmente, incentivar a criação literária em língua portuguesa.
Podem ser inscritos livros de ficção no gênero romance, escritos originalmente em língua portuguesa, com primeira edição mundial no Brasil e cuja comercialização da primeira edição tenha ocorrido no ano de 2012. Autores de qualquer parte do País podem se inscrever ao Prêmio, que já foi concedido a nomes como Cristóvão Tezza (O filho eterno), Ronaldo Correia de Brito (Galiéia), Raimundo Carrero (Minha alma é irmã de Deus), Tatiana Salem Levy (A Chave de Casa) e Rubens Figueiredo (Passageiro do fim do dia).
No ano passado, foram agraciados Bartolomeu Campos de Queirós, in memoriam, com Vermelho Amargo (Melhor Livro do Ano) e Suzana Montoro, com Os Hungareses (Autor Estreante).
Os autores inscritos na categoria Melhor Livro do Ano podem ter publicado romances anteriormente. Já na categoria Melhor Livro do Ano – Autor Estreante, os escritores podem ter outras obras publicadas, desde que o livro inscrito seja o seu primeiro no gênero romance. A ênfase no romance á uma característica do Prêmio São Paulo de Literatura desde sua criação, em 2008, inspirado no britânico Booker Prize.  
As inscrições poderão ser realizadas até o dia 19 de julho. As informações os procedimentos e documentos necessários estão no edital do Prêmio, disponível no site da Secretaria de Estado da Cultura (www.cultura.sp.gov.br).

Nenhum comentário:

Postar um comentário