quarta-feira, 19 de novembro de 2014

Patativa em: Ninguém é melhor do que eu


 “Falar de mim é fácil. Difícil é ser eu”. Foi assim a conversa que tive com Patativa, entremeada por uma citação, frase ou ditado que representam um pouco do que é a sua vida, e das muitas histórias que tem para contar. A melhor parte dessa sua história se encontra agora, às vésperas de lançar seu primeiro CD. Aos 77 anos, exibindo uma jovialidade de fazer inveja aos mais novos, a cantora e compositora vai mostrar apenas uma pequena parte de suas composições no show de lançamento de Ninguém é melhor do que eu, nesta quarta-feira (19), às 19h, no Porto da Gabi (Aterro do Bacanga).

Será uma noite para ficar na memória de Maria do Socorro Silva - a Patativa; dos amigos de longa data que a conhecem e que há tempos cobram o disco; e do público em geral que vai ouvir as composições desta que faz parte da vida cultural da cidade. Uma noite em que ela terá a companhia de convidados ilustres como o amigo Zeca Baleiro, a cantora Lena Machado e as participações de Saci Teleleu, Filhos de Dadinha, Samba na Fonte, DJs Joaquim Zion e Marcos Vinicius.

Gabi é personagem citada, ao lado do marido Josemar, em Samba dos seis, uma das faixas do disco. Ali, os DJs Marcos Vinicius e Joaquim Zion realizam a bem sucedida Sexta do Vinil, festa de reggae, há três anos. Os Filhos de Dadinha e o grupo Samba na Fonte têm relações musicais com o universo de Patativa – cujos sambas são cantados a plenos pulmões em ambientes boêmios da Ilha – e o amigo Saci Teleleu fará um número de dança na abertura da festa.

“Vai ser muito especial. Estarei com os amigos no palco, na plateia, com o público em geral. Vai ser uma festa muito bonita, em um lugar especial, aconchegante, que é o Porto da Gabi e vamos lá mostrar um pouco da minha história na música”, comenta Patativa.

Ninguém é melhor do que eu tem 13 faixas. O título da música que dá nome ao CD tem participação especial do sambista Zeca Pagodinho. O outro Zeca, o Baleiro, divide os vocais com ela em Santo Guerreiro e também assina a direção artística do CD produzido pelo selo Saravá, também do artista, que já lançou nomes como os maranhenses mestres Antonio Vieira e Lopes Bogéa. Além de Baleiro e Zeca Pagodinho, a cantora Simone marca presença com a música Saudades do Meu Bem-Querer. A produção musical é do violonista Luiz Jr.

“Nem nos meus melhores pensamentos achei que meu primeiro disco ia ter essas participações. Não queria morrer sem fazer um disco, então estou muito feliz de ter essas pessoas comigo, essas beldades cantando as minhas músicas. É uma honra muito grande. O Zeca Baleiro é um querido, conheço ele desde sempre. No ano passado cantei no Baile do Baleiro e foi lá que surgiu o convite para gravar esse disco. Eu aceitei na hora e agora está ai. Já não era sem tempo, mas quando Deus determina um dia chega. Quem espera em Deus nunca cansa”, diz.


O show
Os DJs Joaquim Zion e Marcus Vinicius, além de Saci Teleleu e o Grupo Samba na Fonte fazem a abertura da festa. Patativa, a diva da noite, surge em seguida, para depois receber a participação de Zeca Baleiro. “O Zeca também está sendo muitoesperado. Aquele vozeirão dele vai honrar muito o meu show, assim como todos os outros convidados que são do meu coração. Uma turma muito boa. Está sendo muito melhor do que eu esperava”, agradece Patativa.

Após a noite de lançamento Patativa diz que esperará por novos shows, quem sabe até em outra cidade... “Seria maravilhoso, mas a gente nunca sabe o que vai acontecer. É esperar...”, diz.
Autora de pelo menos 100 composições, a maioria com letras engraçadas, irreverentes e com duplo sentido, como Xiri Meu, que também está nesse CD e é famosa nas rodas de samba do bairro da Madre Deus e da Feira da Praia Grande, Patativa diz que nunca para de compor. Recentemente criou um tambor de crioula e um cacuriá que devem entrar no próximo CD, ainda em fase de gravação e de seleção de repertório, Patativa canta sua história, com lançamento previsto para 2015.

Ela, que esperou tanto tempo pelo primeiro CD, agora terá o segundo em menos de um ano. “A gente está com quase tudo pronto. É o Luiz Jr. que está cuidando. No entanto ainda estou compondo, então podem entrar outras composições porque de vez em quando vem umas bobagens na minha cabeça. Elas vão surgindo e eu vou escrevendo (risos)”, finaliza Patativa, fazendo o convite para que todos compareçam ao show. O disco estará a venda no local pelo preço promocional de R$20,00.


Quatro perguntas//Zeca Baleiro
 Qual sua história com Patativa?
Conheço Patativa há muito tempo, nos encontramos algumas vezes nas noitadas da Ilha. Mas a relação, digamos, mais “artística” se deu há pouco tempo, quando começamos a falar sobre a gravação do disco.


E agora dirigiu um CD dela. Qual a sua avaliação sobre o disco?
É uma obra-prima. Ela é uma sambista muito original, uma poeta que, com seus versos simples e tocantes, não deixa a dever a nenhum grande bamba.


E sobre a participação no show? Era algo que não podia deixar de fazer?
Vai ser mais farra (risos). Vou cantar duas músicas com ela. Não dá pra ver uma obra como a de Patativa passar em branco. É a hora dela, porque outro disco também está sendo gerado, via edital de cultura.


Você também já lançou pelo seu selo os discos dos mestres Antonio Vieira e Lopes Bogéa. Tem mais algum em vista após o de Patativa?
Nada planejado por ora. Mas quando aparece algo digno de registro, alguém tem que arregaçar as mangas e fazer. Já imaginou se Sergio Porto não tivesse descoberto Cartola guardando carros e afastado da música? Talvez não conhecêssemos As Rosas não Falam e O Mundo é um Moinho... Uma lástima para a humanidade.


Músicos do show
Luiz Jr – Violão sete cordas e viola
Robertinho Chinês – Cavaquinho e bandolim
Oliveira Neto – Bateria
Elton – Flauta e sax
Wanderson – Percussão





Faixas do CD
1. Rosinha
2. Babado da Favela
3. Quebrei meu Tamborim Erva Cidreira
4. Ninguém é melhor do que eu. Part. Zeca Pagodinho
5. Colher de Chá
6. Quem Diria
7. Santo Guerreiro. Part. Zeca Baleiro
8. Samba dos Seis
9. Saudade do meu bem-querer. Part. Simone
10. Negro no Samba é Doutor
11.Erva Cidreira
12.Urubu não come folha
13.Xiri meu



Serviço
O quê? Show de lançamento do CD “Ninguém é melhor do que eu”
Quando? 19 de novembro (quarta-feira), às 19h
Onde? Porto da Gabi (Aterro do Bacanga)
Quanto? R$ 30,00 (inteira) e R$ 15,00 (meia para estudantes e demais casos previstos em lei). À venda (http://www.bilheteriadigital.com.br), Papos e Sapatos (Lagoa da Jansen) e Livraria Poeme-se (Praia Grande).

Nenhum comentário:

Postar um comentário