quinta-feira, 8 de março de 2012

Festa das Artes

    *Por Patricia Cunha


     Grupo Afrodites

 Será que a mulher já se deu conta de quantos papéis exerce no seu cotidiano e de como ela se transforma ao longo do tempo? E do quanto ela tem crescido nas artes? Neste 8 de março em que as manifestações sobre a mulher, o papel, a importância e tudo o mais que rodeia o sexo feminino acontecem em todo o mundo, São Luís traz nas artes homenagens que beiram a contemplação, reflexão, muita diversão e arte em vários cantos da cidade.
 Imagine uma festa regada a música, dança, artes plásticas, artes visuais, teatro, moda. Agora imagine tudo isso comandado por mulheres. Tudo isso vai estar presente na terceira edição da festa Eita Piquena Arteira III, que acontece dia 10, nos salões do Odeon Sabor e Arte. A festa será uma integração das artes no universo feminino reunindo vários artistas das mais diversas áreas, todas retratando a temática feminina.
Essa foi a forma que o grupo Afrôs ou Afrodites achou para homenagear a mulher, lembrando a história do feminino, marcada por conquistas sociais, políticas e econômicas, mas também pela discriminação e violência a que muitas mulheres ainda são submetidas em todo o mundo.
 Nessa terceira edição a novidade é a inserção da moda no evento quando haverá desfiles e a participação do Atelier “¼ de Vestir”, das designers de moda Tamara Marques e Anielle Krause. Além delas, a estilista de acessórios Aurea Brandes irá mostrar seu trabalho.
 O evento tem sentido de festa, mas também de mostrar a força e independência da mulher artista. “Esse movimento veio integrar essas várias manifestações artísticas e até mesmo para fortalecer esse universo no sentido de impoderar as artes integradas. Nosso objetivo é a alegria e tem todo um contexto de trabalhar a autoestima através da artes”, conta uma das organizadoras da festa, Rebeca Alexandre.
 Nessa edição o evento conta com cerca de 45 participantes entre artistas e organizadores. Em relação às edições de 2010 e 2011 Rebeca acredita que está havendo um crescimento nas participações. “Embora seja um evento para mulher, homens também participam. O que estamos percebendo é que está havendo uma valorização do próprio evento, mais pessoas querem participar, aderindo ao movimento e isso pra gente, para o evento é muito importante. Até por que o próprio cenário popular e cultural em São Luís vem crescendo também”, atesta a artista, que faz parte do grupo Afrodites. 
Atrações - O Eita Piquena Arteira III terá a participação dos shows de AFRÔS, Flor do Maracujá, Tássia Campos, Dicy Rocha, Coletivo Gororoba e as Dj’s As Infernandas. As apresentações serão intercaladas com as performances de dança de Marina Correa, Keila Santana, Tieta Macau e os integrantes do grupo Cara de Arte. Também haverá a exibição do filme As prostitutas da Praça da Luz, com direção de Carolina Markowicz e Joana Galvão.
Em outros espaços acontecerão as exposições dos fotógrafos Carolina Libério, Quilana Viegas, Marcelo Cunha e Marcos Gatinho, bem como um pequeno desfile idealizado pelo Atelier “¼ de Vestir”, das designers de moda Tamara Marques e Anielle Krause, especialmente para o evento.

Afrodites ou Afrôs- É uma banda feminina formada por Cris Campos, Camila Boullosa, Camila Cutrim, Fernanda Preta, Jânia Lindoso, Melannie Carolina, Rebeca Alexandre e Tieta Macau. O grupo de percussão trabalha com ritmos regionais do Brasil misturados com sonoridades contemporâneas universais. As músicas autorais do grupo versam sobre vários temas e a musicalidade traz ritmos como o côco, o samba e o afoxé, bumba-meu-boi, reggae, maracatu, drum and bass, samba-funk, etc. As apresentações têm uma proposta cênico-musical com um show dançante, dinâmico, colorido e performático em que a poesia é constante entre as canções e reforça sobremaneira a imagem e a importância da mulher na música.

Shows
Grupo AFRÔS, Flor do Maracujá, Tássia Campos, Dicy Rocha, Coletivo Gororoba e as Dj’s “As Infernandas” (Fernanda Branca e Fernanda Preta)
Dança
Marina Correa, Keila Santana, Tieta Macau e os integrantes do grupo Cara de Arte.
Filme
“As prostitutas da Praça da Luz”, com direção de Carolina Markowicz e Joana Galvão.
Fotografia
Carolina Libério, Quilana Viegas, Marcelo Cunha e Marcos Gatinho.
Desfile
Atelier “¼ de Vestir”, das designers de moda Tamara Marques e Anielle Krause
Estilista
Aurea Brandes

Serviço
O quê? Evento Eita Piquena Arteira III
Quando? 10, às 20h
Onde? Odeon Sabor e Arte  (Rua da Palma, 217, Centro Histórico)
Quanto? R$ 20 reais


*matéria originalmente publicada no Jornal O Imparcial, edição do dia 08.03.2012 - Caderno Ímpar
http://www2.oimparcial.com.br/flipoimp/visao/

Nenhum comentário:

Postar um comentário