domingo, 2 de novembro de 2014

FeliS: Grandes autores


Os escritores Maurício de Sousa e Marina Colassanti foram as grandes estrelas da literatura brasileira a proferir palestras, no segundo dia da programação da 8ª Feira do Livro de São Luís (FeliS), realizada pela Prefeitura de São Luís, através da Fundação Municipal de Cultura (Func) e da Secretaria Municipal de Educação (Semed), neste sábado.
Este ano, a FeliS traz como tema central “Literatura Infantil: aqui começa a magia da leitura”. Os dois escritores, ícones da literatura infanto-juvenil, exaltaram a iniciativa da Prefeitura em promover o evento com temática totalmente voltada a esse público. “Ações como esta têm realmente que ser desenvolvidas como política pública de educação”, afirmou Marina Colassanti, que discorreu sobre o tema principal da Feira.
Vencedora do Jabuti-2014, maior premiação da literatura brasileira, na categoria Literatura Juvenil, a escritora Marina Colassanti relatou na palestra um pouco da sua trajetória no mundo das letras e a importância da literatura infantil como um instrumento capaz de formar bons cidadãos e de promover o desenvolvimento pessoal e cultural desde a infância.
Marina Colasanti durante palestra na Feira. Foto: Lauro Vasconcelos.
Marina Colasanti durante palestra na Feira. Foto: Lauro Vasconcelos

“Os contos de fadas e outros escritos infantis estão recheados de símbolos e simbologias que buscam a linguagem do inconsciente e ensinam os jovens leitores a lidar com as intempéries da vida, a enfrentar seus ‘lobos maus’ e a se relacionar em sociedade”, comentou a escritora, que teve ainda um segundo momento na Feira, para o lançamento de seu novo livro de contos intitulado “Hora de Alimentar Serpentes”.
Outro convidado especial da oitava edição da Feira do Livro de São Luís foi o cartunista e escritor Maurício de Sousa, o criador da Turma da Mônica, gibi que conquista os leitores mirins há mais de 50 anos. Para uma plateia numerosa, no espaço Mundinha Araújo, o cartunista contou um pouco sobre sua inspiração em criar as personagens que começaram como tirinhas de jornal e se transformaram na história em quadrinhos mais conhecida do país.
Devido à grande quantidade de pessoas que compareceram à Feira para assistir à palestra do autor da Turma da Mônica, a coordenação providenciou um segundo momento com o escritor, de forma que todos pudessem participar do encontro. Maurício de Sousa se disse impressionado com a receptividade dos ludovicenses. “Já estive em muitos lugares do mundo, mas nunca tinha sido tão bem recebido como fui aqui. Vou ter de voltar outras vezes a São Luís”, disse ele, durante a palestra “O Mundo Mágico dos Quadrinhos”.
Maurício de Sousa conversa com público no Auditório Mundinha Araújo. Foto: Lauro Vasconcelos.

Nos dois momentos em que proferiu sua palestra na Feira, o cartunista falou sobre a busca para manter atuais os temas abordados nas aventuras de Mônica e sua turma. Ele informou que através do contexto das historinhas são transmitidos ensinamentos sobre respeito, amizade, cidadania, entre outros valores, sem fugir dos conflitos normais vividos na infância.
Sobre a realização da FeliS, Maurício de Sousa disse que o evento é uma importante ação de interesse governamental para estimular a formação de novos leitores, incentivar a literatura e promover a cultura de modo geral.
Durante a palestra, ele interagiu com as crianças da plateia, respondeu a perguntas e mostrou suas habilidades de cartunista ao desenhar alguns dos personagens da Turma da Mônica. A apresentação cativou o público, que atentamente ouviu o escritor, como a pequena Camila Soares Lima, 10 anos, que é aficionada pelas histórias do cartunista e coleciona dezenas de exemplares do gibi. “Eu aprendi a ler nos quadrinhos da Turma da Mônica e acho super divertidas as aventuras”, relatou.


Fonte: Assessoria Func
Fotos: Lauro Vasconcelos

Nenhum comentário:

Postar um comentário