terça-feira, 20 de março de 2012

Concerto sem fronteiras

O público maranhense terá a oportunidade de apreciar o clássico As Quatro Estações, de Vivaldi em ritmos tipicamente maranhenses como cacuriá, côco, bumba-boi, dentre outras composições eruditas. A mistura do clássico com o popular darão a  tônica do espetáculo Concertos para Juventude, da Cia. Bumba Ópera que será apresentado nos dias 20 e 21 no Teatro Arthur Azevedo e  23 de março, no Teatro João do Vale.
Além de Vivaldi, clássicos de Saint Preaux e Hämde farão parte do repertório do espetáculo que inclui ainda cantos populares para o Salmo 100 e a Lenda da Serpente, apresentada no final do ano passado.
Com direção artística de Gustavo Correia, a orquestra é composta por 24 jovens músicos. Esse é o segundo projeto da Cia. Bumba Ópera direcionada para os jovens e abre a temporada de apresentações da mesma no Maranhão.
“Mas não significa que só o jovem possa assistir. A gente está num período de transição cultural onde os pais investem na formação dos filhos. Levar o jovem ao teatro e ao concerto não diria que é difícil. Essa experiência tem que ser oportunizada para, manter viva a apreciação dessa arte e deixar que o jovem tome goste”, opina Gustavo.
A música popular e a erudita disputarão espaço democraticamente. A junção dos estilos não é novidade para a Companhia, mas redunda em um objetivos claros que são a popularização da música clássica  e o fortalecimento da popular.  “A cultura regional, mais especificamente a música maranhense, pode ser associada a outros estilos, a outros gêneros. É de extrema importância essa mistura para incentivar o reconhecimento dessa música mais universalizada. É isso que a gente pretende mostrar nesse Concerto, essa junção de estilos de uma forma bem agradável”, adianta Gustavo.
O toque de caixas do Divino, instrumentos próprios do bumba-meu-boi e de outras manifestações vão se juntar, durante uma hora e meia,  a violinos, violoncelos, dentre outros, com um só objetivo: universalizar a música. “Vai ser um espetáculo para todos os gostos. A gente tocando A Primavera, de Vivaldi, misturada com a sonoridade do cacuriá fica muito lindo”, diz o maestro demonstrando uma ponta de orgulho.
  Captação de jovens – Após a apresentação do espetáculo na capital a Companhia viaja para disseminar a música em seis municípios e na capital piauiense dando início à temporada do grupo na cidade.
Para formar a orquestra Bumba Ópera Gustavo fez um trabalho minucioso de captura de talentos. Segundo ele, foi feito um levantamento dos músicos da cidade tendo como base a experiência musical clássica e popular e a formação  deles. “Fui conversando com um por um e percebendo o potencial deles apresentei o convite a eles e propus a participação na Companhia para que eles virassem concertistas. O resultado está aí”, conta o maestro.
Hoje a Companhia possui 24 componentes, sendo 13 músicos dos mais variados instrumentos e um núcleo vocal com 11 cantores.

Serviço
O quê? Concertos para Juventude, com Cia. Bumba Ópera
Quando?  23 de março, às 20h
Onde?   Teatro João do Vale (Praia Grande)
Quanto? R$40,00 (inteira); R$20,00 (meia-entrada)

Leia matéria completa em: http://www2.oimparcial.com.br/flipoimp/visao/

Nenhum comentário:

Postar um comentário