domingo, 30 de novembro de 2014

Cantores lançam O Natal Azul de Antônio Vieira

O momento, o local e a ocasião não poderiam ser mais propícios. Uma turma de peso interpretará canções inéditas do saudoso Antônio Vieira no disco O Natal Azul de Antônio Vieira, que será lançado neste domingo,  em um lugar cercado de luz, fé e religiosidade: a Igreja da Sé, a partir das 19h.

O “achado” de Vieira, composições inéditas que foram encontradas pela sobrinha do mestre, Helena Parada, vão abrilhantar ainda mais o repertório musical natalino da cidade e cobrir as festividades natalinas de música de qualidade. O presente para a cidade, é também para os produtores, intérpretes e músicos convidados que participaram do disco, mas principalmente, um presente para Antônio Vieira.

“Ter gravado esse CD foi a realização do sonho de Vieira. Estou feliz porque ajudei a terminar uma coisa que ele começou. Ele sempre quis fazer um disco de músicas natalinas e a gente, com muita alegria e com o maior prazer fez esse disco para ele. Esse disco é dedicado a ele”, comenta Arlindo de Carvalho, diretor artístico do show e músico percussionista do disco.

Para o disco foram convidados artistas de várias gerações, mas com o mesmo sentimento de afetividade com a obra e com o próprio Antônio Vieira, falecido em 2009 aos 86 anos de idade e que ficou na história da música maranhense como compositor, músico, intérprete, pesquisador...
“Não foi uma escolha aleatória. Tanto eu, quanto a Helena e o Celson Mendes que é o diretor musical do disco, selecionamos artistas que tinham alguma ligação com Vieira e o resultado ficou muito bom”, diz Arlindo. O tempo de finalização do CD também foi em tempo recorde, segundo Arlindo, pelo fato de Vieira ser iluminado. “Foram apensas 3 meses. Tudo deu certo, assim como tudo que ele fazia na vida”, elogia o produtor.

Alexandra Nicolas, Bruna Serra, Fernando Carvalho, Roberto Brandão, Gabriel Melônio, Célia Maria, Lena Machado, Anna Cláudia, Tássia Campos, Milla Camões, Cecília Leite e Léo Capiba foram os artistas que gravaram as canções de Vieira, em CD que terá 12 faixas. O CD também é uma homenagem póstuma a Léo Capiba, falecido recentemente. Segundo Arlindo, ele já tinha gravado a faixa Os Reis Magos, e antes de colocar a voz definitiva ele faleceu. “Mas como ele era um cara afinado, a gravação ficou tão boa que decidimos colocá-la do jeito que foi gravada”, avalia Arlindo.

Milla Camões, que interpreta Noite sem Igual, foi convidada pelo produtor Celson Mendes, que era o violonista de AntonioVieira. “O Celson foi quem apresentou o Antonio Vieira para todos nós, artistas da nova geração. Logo depois que ele faleceu foi feita uma homenagem para ele na Feira do Livro e eu participei. Foi aí que começou a minha relação com a obra dele, mas pessoalmente eu já tinha contato com o Vieira há algum tempo”, conta Milla.

Gentileza foi um dos principais adjetivos que Milla deu a Vieira. “Ele era daquele jeitinho com todo mundo. Muito gentil. O cara que ficava ali de tarde em frente à banda de revistas e tratava todo mundo igual. Ele era um cara incrível e era o mesmo com todo mundo. Frequentávamos os mesmos lugares. Participei de uma projeto chamado “Varanda”, que ele sempre estava também. Foi meu parceiro de boemia por algum tempo (risos). Depois que ele faleceu tive um contato maior com a obra dele e O Natal de Antonio Vieira vai ser muito bom. Espero que dê tudo certo e estou muito feliz de fazer parte desse projeto.”

Para Tássia Campos, que interpreta uma música de Vieira pela segunda vez tem sido uma honra participar do projeto. “Eu nunca tinha cantado nenhuma canção de Mestre Antônio e o Celson me fez um convite pra cantar num show que aconteceu este ano, na praça Maria Aragão, pra interpretar uma musica inédita dele, uma Ave Maria. Foi emocionante e uma honraria pra mim. A partir desse trabalho que foi muito bacana pintou o convite para o disco”, conta Tássia.

O contato com o Mestre, embora rápido, foi marcante para Tássia. “Tive um contato muito breve com o mestre, ainda ali na Vila Passos. Eu morava na Liberdade e quando ele me chamou fui caminhando mesmo ao encontro dele. A conversa foi muito agradável e ele me mostrou algumas canções. Foi mais por satisfação pessoal que profissional mesmo. Tempos depois aconteceu do Zeca (Baleiro) colocar a obra dele pra frente e ter reconhecimento nacional”, lembra a cantora.


O espetáculo
O show vai reunir no palco da Igreja da Sé os doze interpretes do disco e haverá algumas surpresas. O mestre de cerimônias será Augusto Pellegrini que vai recitar o um poema de Manoel Rubim. A cantora Célia Maria vai abrir o show com a canção Poema para o Azul que, segundo Arlindo não está no disco, mas foi colocada como forma e homenagear Vieira que tinha uma ligação muito especial com a cor azul. “Tem uma gravação de Vieira cantando a música, então o show começa com essa gravação e em seguida Célia Maria entra”, conta Arlindo.

O final do espetáculo também promete ser apoteótico. A última canção, Queimação de Palhinhas terá a participação de todos os artistas no refrão.

A aquisição do CD, vendido no local por R$25,00, dará direito à entrada para o show com os intérpretes que participaram da gravação e com parte dos instrumentistas que também se fizeram presentes. Sob regência de Rui Mário, que foi o arranjador, a apresentação, a princípio, será única. “Teremos um momento especial para o nosso inesquecível Léo Capiba que abrilhanta o CD”, comenta Celson Mendes.



 Lena Machado: Uma questão de amor
A cantora Lena Machado considera a participação dela nesse trabalho como um presente de natal antecipado “É uma honra poder participar desse projeto de registro de memória da obra dele com canções inéditas. Me considero agraciada com esse presente de natal que recebi”, conta.

A relação com Antônio Vieira para ela é uma questão de amor. Amor pela obra e pela pessoa que ele representa para a cultura maranhense. “Eu tive o prazer de estar com ele no palco e na vida e de conhecer a obra dele, ser agraciada pela presença dele. Tenho uma relação de amor pela obra dele e esse registro é uma oportunidade de outras pessoas também conhecerem, ter esse contato com a produção musical dele e saber da importância que ele tem para a música e a cultura maranhense”.



Faixas do CD/intérprete
1. Festas Natalinas - Alexandra Nicolas
2. Missa de Natal - Bruna Serra
3. Entendendo o Natal - Fernando Carvalho
4. Sino de Natal - Roberto Brandão
5. Somos Crianças - Gabriel Melônio
6. Alegria de Natal - Célia Maria
7. Chegou Natal - Lena Machado
8. Lágrimas de Natal - Anna Cláudia
9. Queimação de Palhinhas - Tássia Campos
10. Noite sem Igual - Milla Camões
11. Bom Velhinho - Cecília Leite
12. Os Reis Magos - Léo Capiba


Músicos do disco e do show
Bateria – Moisés
Contrabaixo – Mauro Sérgio
Bandolim – Roberto Chinês
Trompete – Hugo
Sax – Daniel
Flauta – Elton Nascimento
Violino – Taynara
Cello – Jorlielson
Percussão – Arlindo Carvalho
Teclado e sanfona – Ruy Mário
Cavaquinho – Paulo Trabulsi (part. especial)


Ficha Técnica
Arranjos – Ruy Mário
Direção Musical – Celson Mendes
Diretor Artístico do Show – Arlindo Carvalho
Produção – Helena Parada


Serviço
O quê? Show de lançamento do CD O Natal Azul de Antônio Vieira
Quando? Hoje, às 19h
Onde? Igreja da Sé
Quanto? R$25,00 com direito a CD

Nenhum comentário:

Postar um comentário