quinta-feira, 27 de novembro de 2014

Hein? com Bruno Batista e Cláudio Lima

Enquanto aguardava para fazer a entrevista ouvi um pequeno trecho de Guaraná Jesus, música que fará parte do repertório do show Hein? com Bruno Batista e Cláudio Lima. E posso dizer que se no ensaio está assim, dá para mensurar como será o show... “Hein?”, indaga com brincadeira Cláudio Lima. “Vem muita surpresa boa por aí”, limita-se a dizer o intérprete com certa timidez somente enquanto não começa a soltar a voz. O show será hoje  no Teatro da Cidade (Centro), às 20h30.

O compositor e o intérprete estarão juntos novamente no palco. Seis anos depois, a segunda edição do projeto Hein?, até hoje aclamado pela crítica e pelo público chega diferente. Com novos músicos, novo repertório, mas com protagonistas com o mesmo modo de pensar a música. “A música como a gente gosta, como a gente pensa em fazer é a mesma. Ao mesmo tempo um show totalmente diferente, mas com algumas coincidências: tem algumas músicas do outro show e tem nós dois com a mesma disposição de fazer um show tão melhor quanto o primeiro”, afirma Bruno Batista.

A primeira edição do Hein? foi em 2008. O encontro musical se deu após Bruno ter lançado o primeiro disco em 2003. Nesse momento ele já conhecia o trabalho de Cláudio no disco homônimo, de 2001 e já admirava o trabalho dele. Amigos em comum permitiram a aproximação dos dois que se tornaram parceiros e amigos. O show segundo eles, foi marcante para ambos e é lembrado até hoje. “Foi a primeira vez que cantei a música Rosa dos Ventos, e ganhei um festival com ela. Depois Bruno gravou no disco dele e essa música de certa forma é uma conexão desse projeto”, afirma Cláudio.

Seis anos depois muita coisa mudou. Ambos seguiram suas carreiras. Bruno lançou mais dois discos e Cláudio, mais um. Há dois meses a nova edição de Hein? começou a ser maturada. O nome do projeto, pensado em função de uma música de Tom Zé, tomaria nova forma.
“Começamos a nos falar e convidei ele pra de repente fazermos uma nova edição, já que São Luís vive uma cena autoral tão bacana. E ele topou, daí começamos a pensar nos músicos que estariam conosco”, conta Cláudio.

No repertório, músicas afetivas dos dois artistas. “A estética do show foi pegar um repertório que privilegiasse as letras das músicas. Tem músicas inéditas, autorais, uma reunião de coisas baseadas no que a gente gosta, que estão em nossas memórias, com algumas mais obscuras, outras que as pessoas conhecem, um formato intimista, pequeno, miúdo, para que as pessoas sintam as letras”, admite Bruno Batista.

Para isso foram chamados os músicos Luiz Junior (violão, bandolim e craviola), Rui Mário (acordeon) e João Simas (guitarras). A direção musical do show é coletiva. “Considero esse show um espaço de experimentação para a música mesmo. Ver o que acontece na hora. Porque a música é isso, tem esse tempo para acontecer”, constata Cláudio.

A perfeita simbiose
Em síntese, um show de canções onde compositor e intérprete se completam. A simbiose. A liga. Os dois são só elogios ao trabalho um do outro. Se admiram. No palco o show será dinâmico. Eles se revezarão, se misturarão. Cantarão coisas juntos e em separado. O “Hein?” a mais será deixado para quando o show começar.
“Estou louco para fazer esse show, para chegar logo a quinta-feira, para estar no palco de novo com o Cláudio porque nunca mais estive com ele. Quando coincide de estamos no mesmo evento às vezes estou nos bastidores, então nunca mais vi ele cantar. Estamos com muita vontade de fazermos esse show de novo”, diz Bruno.

Se haverá outras edições? A depender da empolgação dos dois, sim. Enquanto isso, ambos seguem suas carreiras. Bruno que está divulgação do terceiro disco, Lá, diz que termina este ano e começa 2015 percorrendo o Brasil com o show da turnê, além de projetos paralelos. E Cláudio entra em estúdio para trabalhar o terceiro disco com previsão de finalização para 2015. A produção é de Eduardo Patrício (ex-Catarina Mina) que hoje mora em Belfast, no Reino Unido.

Cláudio sobre Bruno

“O mais legal desse show é poder cantar as músicas inéditas do Bruno e cantar Rosa dos Ventos de novo. Aliás, se fosse por mim eu faria um, dois discos só com músicas dele”.

Bruno sobre Cláudio


“O Cláudio é um dos intérpretes que tem maior força no palco que eu já vi. Estou muito ansioso para vê-lo no palco. A gente no palco se completa, eu como compositor, ele como intérprete”.

Um pouco do Hein?


Rosa dos Ventos
Hein?
Madrigal
Senhora da Alegria (inédita e composta especialmente para Cláudio)
Kaô (Gilberto Gil)
Guaraná Jesus

Serviço

O quê? Show Hein? com Bruno Batista e Cláudio Lima
Quando?Hoje, às 20h30
Onde? Teatro da Cidade (Rua do Egito, Centro)
Quanto? R$ 30,00. À venda na Cultura Inglesa (Renascença) e no site Amo Ingresso. Meia entrada no Teatro da Cidade

Foto: Gilson Teixeira

Nenhum comentário:

Postar um comentário