sábado, 25 de fevereiro de 2017

Tabuleiro de xadrez no carnaval


O Bloco Tradicional Os Foliões tem mais um motivo para esbanjar alegria neste carnaval. É que o grupo vai receber o Prêmio Excelência e Qualidade Brasil, outorgado pela Brasil Líder Home, de São Paulo, e pela Associação Brasileira de Qualidade. A premiação será entregue em julho de 2017 para diversas personalidades das artes, educação, indústria e comércio do Brasil.
Os Foliões receberá a outorga em homenagem aos 41 anos de fundação e aos serviços prestados à cultura, artes e projetos socioculturais, bem como relacionados aos prêmios e conquistas em festivais nacionais e internacionais. O local da premiação será o Clube Sírio Libanês de São Paulo.  Os Foliões é uma idealização do saudoso Mestre Walmir Moraes Corrêa, professor renomado e reconhecido pelos trabalhos relevantes serviços prestados á Educação e à Cultura.
“Todos os anos eles fazem essa pesquisa pelas pessoas, grupos ou trabalhos que se destacaram, e Os Foliões pelo que vem realizando ao longo de quatro décadas recebeu essa indicação e vai ganhar essa honraria pelo que desenvolve no âmbito social e na cultura popular”, afirma William Moraes Correa, diretor de imprensa do Bloco. 
De que tem conhecimento, é a primeira vez que um grupo maranhense recebe essa premiação, o que é uma honra para o Bloco. “E nós nos sentimos muito gratificados pelo reconhecimento ao nosso trabalho, aos 40 anos do Bloco, nosso trabalho com o Ponto de Cultura, isso só mostra que estamos no caminho certo e vamos continuar trabalhando para melhorar sempre”, avisa William.
Este ano o bloco vai falar sobre o xadrez fazendo uma viagem pelo universo do jogo, montando um imenso tabuleiro na avenida. Uma história de amor no reino mágico do tabuleiro, onde um bravo cavaleiro inicia sua brava caminhada como humilde peão, enfrenta épicas batalhas de confetes e serpentinas, torna-se rei e conquista o coração da rainha, a sua eterna amada.
O tema é No Jogo da Paixão, Dei Xeque-mate em teu Coração. O samba de Gilvan Mocidade está sendo interpretado por Jotha Junior, Ivan Coracinha e Gigi Moreira.
O desfile na Passarela do Samba é neste sábado, 25, às 20h20. A grande novidade é a participação do campeão mundial de xadrez, o maranhense Rafael Leitão, que será homenageado pelo Bloco. Outras participações serão a do mímico Gilson César, e a do elenco do filme Muleque Té Doido! como a corte encantada do mundo do Xadrez. Muita alegria, irreverência e surpresas devem ser esperadas por essa turma. A produção maranhense ficou entre as 20 maiores bilheterias de 2016 entre os longas-metragens nacionais.

Desfile
Rafael Leitão desfilará junto com sua família na Avenida, além dele, o irmão Nicolau, campeão brasileiro da modalidade, também estará presente.
“No final do carnaval do ano passado nós já começamos  a pensar no tema e foi enquanto Neto dos Foliões  jogava xadrez que ele teve a ideia. A frase veio de Maria Pituca. E foi bacana, um tema muito amplo que deu para a gente fazer várias coisas em cima dele”, avalia William.
Ao todo serão mais de 140 integrantes fantasiados fazendo uma divertida viagem pelo reino mágico do Xadrez, contando a história de amor do peão que virou rei e conquistou o coração da rainha.
Segundo a sinopse, no desfile o Bloco levará as peças originais do xadrez (Rei, Rainha, Bispo, Cavalo, Torre e Peão) reunidas em sua luxuosa fantasia. O bloco também terá os personagens do jogo à frente da bateria, junto aos homenageados. À frente, vão os peões, que pedem passagem para o bloco. No meio da passarela, será montado o tabuleiro da ilusão.


Números
Integrantes: 140 componentes
Títulos: 12
Troféus Imprensa e Júris Populares: 22

Ficha Técnica
Fundado em 01/05/1976 (41 anos)
Fundadores: Mestre Walmir Moraes Corrêa, Waldete Moraes Corrêa, Carlos Augusto Soeiro Gomes, Luís Fernando Lima de Sá Vale e Mauro Sérgio Guimarães Machado.
Presidente: Wilna Moraes Corrêa
Vice-presidente: Carlos Oliveira
Diretor de Carnaval: Cláudio Mendes
Tema: Neto e Maria Pituca
Fantasia: Rogério Duailibe
Música-tema: Gilvan Mocidade e Wallace Godinho

Intérpretes: Jotha Júnior, Ivan Coracinha e Gigi Moreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário