quarta-feira, 29 de maio de 2013

Tem Café Filosófico nesta sexta na Praia Grande

 
Filosofia, música e uma boa conversa para mostrar que o assunto não é exclusividade do mundo acadêmico, mas está nas ruas e pode ser vivenciado por qualquer pessoa. É o que propõe o projeto Café Filosófico, nesta sexta-feira (31), às 19h, no Centro Cultural Russo (ECI MUSEUM), localizado na Rua 14 de Julho, nº 20, Praia Grande, Centro Histórico de São Luís.
 
O evento, que é uma iniciativa do Departamento de Filosofia da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), será aberto ao público. A palestra de lançamento traz o tema A extensão da experiência negativa da arte de flanar”, com o doutor em Ciências Humanas e professor da UFMA, Wellington Lima Amorim. A programaçao musical ficará com o violonista e universitario do curso de Música,  Luiz Júnior, com um repertório instrumental que vai de Noel Rosa a Villa Lobos.
 
Ao abordar o tema, o professor Wellington Lima Amorim quer mostrar que o fazer filosófico não se encontra no ambiente acadêmico e que a Filosofia no Brasil está “nas ruas, nas encruzilhadas, nas travessas, na superfície, nos becos, nos folhetins, na literatura, contos, romances e nas crônicas jornalísticas”. Cita como exemplo a arte de flanar (peregrinar) pelo Centro Histórico de São Luís. Segundo ele, “é nas ruas que podemos encontrar uma história inusitada, que nos fará refletir sobre a nossa condição no mundo. É andando pelas ruas que podemos ter o prazer de assistir ao vivo e a cores uma bela aula de Filosofia”, afirma.
 
Wellington Lima Amorim, que também coordena o Café Filosófico, explica que o projeto nasceu do interesse em tirar esse caráter da exclusividade acadêmica da Filosofia e levá-la para além dos muros acadêmicos. Segundo o coordenador, o objetivo é divulgar a Filosofia entre o público leigo, por meio de diálogos simples e bem humorados, despertando a curiosidade das pessoas pela especulação filosófica, além da conscientização sobre a importância dessa ciência na formação dos cidadãos.
 
Com exceção do lançamento do projeto que será na sexta-feira (31), os  encontros para o Café Filosófico ocorrerão sempre aos sábados, uma vez por mês. Em junho ocorrerá no dia 22 e em julho, no dia 27. Cada edição terá um artista e um palestrante convidados.
 
O Café Filosófico será realizado por uma equipe de estudantes universitarios, por meio de uma pesquisa interdisciplinar em Ciências Humanas e incentivo à cultura local e regional.
 
Experiência – o coordenador do Café Filosófico explica que já participou de projeto semelhante em Blumenau/Balneário Camboriu (SC) e em Santos (SP), quando foi professor do Centro de Engenharia da Mobilidade da Universidade Federal de Santa Catarina. Uma vez por mês escritores, professores, artistas, poetas, jornalistas e estudantes se reuniam para conversar sobre um tema ligado à Arte e à Filosofia.
 
O QUE: Café Filosófico
QUANDO: nesta sexta-feira, dia 31  de maio de 2013
ONDE: Centro Cultural Russo (Rua 14 de Julho, nº 20, Praia Grande)
ENTRADA FRANCA

2 comentários: