quinta-feira, 30 de maio de 2013

Chamada para a temporada junina 2013


A Fundação Municipal de Cultura (Func) divulgou na noite desta quarta-feira (29) a lista de selecionados nas Chamadas Públicas – Atrações Artísticas, Apoio a Arraiais, Barracas e Comércio Ambulantes na Praça Maria Aragão – para a Temporada Junina deste ano. Todas as propostas inscritas estão disponíveis na Func, com parecer técnico da Comissão de Seleção de cada categoria, ratificando os critérios e a pontuação adotados.
A apresentação de recursos do resultado para as atrações artísticas poderá ser feita no protocolo do órgão, no prazo de 48 horas, referente aos dias úteis: 31 de maio (sexta-feira) e 03 de junho (segunda-feira). Caso haja recurso, o resultado final e definitivo será divulgado no dia 04 de junho. O resultado das Chamadas Públicas e o formulário para o recurso das atrações artísticas estão disponíveis na internet pelo endereço: www.funcsl.wordpress.com.
De acordo com a Coordenação de Eventos da Func, para a Chamada Pública de Atrações Artísticas inscreveram-se 435 propostas na concorrência, divididas em Tambor de Crioula (37), Cacuriá (25), Dança Cigana (2), Bumba-Meu-Boi (164), Shows (55), Dança do Boiadeiro (20), Alternativo (14), Dança do Coco (2), Teatro (5), Dança Portuguesa (55), Dança do Caroço (2), Dança do Lelê (1), Forró Pé de Serra (24) e Quadrilha (29).
Dentre os selecionados estão sendo convocados 225 atrações artísticas, que serão contratadas e programadas para apresentações durante os Festejos Juninos nos arraiais promovidos pela Prefeitura de São Luís, na Praça Maria Aragão e no Largo da Feirinha Livre, entre os bairros da Cohab/Cohatrac, além dos eventos e arraiais comunitários apoiados.
Já para a Chamada Pública para apoio a Arraiais, a Func recebeu 87 propostas, selecionando 51 eventos, distribuídos nas 15 microrregionais da cidade. Os selecionados receberão, cada um, o apoio de até cinco atrações artísticas correspondentes às seguintes categorias: bumba-meu-boi, tambor de crioula, quadrilha, dança do coco, cacuriá, dança portuguesa, dança do boiadeiro e grupo alternativo.
Para Chamada Pública para Barracas e Comércio Ambulantes na Praça Maria Aragão, as propostas participaram de sorteio no auditório do Memorial na tarde de quarta-feira (29). Foram classificadas 27 propostas entre titulares e suplentes para o comércio de bebidas e comidas típicas e sorvete nas 18 barracas do Arraial, além de 35 credenciados para o comércio ambulante de pipoca, crepes, balão, maça do amor, bombom, churros, entre outros.
Festa democrática
A Prefeitura de São Luís inovou este ano não só com a adoção de uma nova política cultural – Chamada Pública – para a seleção das atrações e serviços, mas também quando decidiu por descentralizar os festejos juninos pela cidade, estimulando a organização e a participação das comunidades. 
Enquanto nos anos anteriores eram realizados 30 dias de festa somente na Praça Maria Aragão, este ano os bairros Cohab/Cohatrac também recebem um Arraial oficial da Prefeitura. Desta forma, no período de 13 a 30 de junho, haverá uma extensa programação folclórica e cultural no Arraial da Praça Maria Aragão, e de 17 a 30, no Largo da Feirinha Livre, na Cohab.
Neste mesmo período, acontecem 51 arraiais apoiados e distribuídos nas 15 microrregionais, atendendo, assim, a população de quase todos os bairros e estimulando a circulação de grupos e artistas nos diversos eventos espalhado pela cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário