sexta-feira, 24 de maio de 2013

Festança abre temporada junina em SL




                                                  Betto Pereira se apresenta hoje

A nona edição da Festança no Ceprama vem cheia de novidades. Para 2013 aumentou o número de artistas e grupos juninos, a festa será realizada em dois dias e a entrada é gratuita. Essas são só algumas das inovações do evento que abre extra oficialmente a temporada junina na capital hoje e amanhã (sábado), a partir das 20h, no Ceprama (Madre Deus), com  a participação de 15 grupos e artistas.
Idealizada pelo produtor cultural Mário Jorge Gonçalves a Festança começou tímida, há 9 anos com apenas 1 show. Com o passar do tempo tornou-se tradição entre a classe artística, moradores e turistas e se apresenta como uma boa opção para quem quer curtir os primeiros ares dos festejos juninos de São Luís.
Para o cantor César Nascimento, que participa há 3 anos da festa, o evento é bom para os artistas, para a cidade e também para os turistas que já começam a chegar de outros lugares para participar das festas juninas daqui. “O São João é uma das festas mais bonitas do calendário brasileiro e das mais esperadas pelo maranhense. Quando acaba o carnaval as pessoas já ficam esperando pela temporada junina, então essa festa é boa para todo mundo porque tem toda uma atmosfera que só existe no São João e para mim já é um primeiro contato com o período junino”, diz o cantor.
César apresentará 4 músicas: Ilha Magnética, Radinho, Catirina e Sapato pra todo pé, esta última vai estar no próximo DVD do cantor, o segundo da carreira,  que já começou a ser gravado, bem como o mais novo CD do artista.
Já o cantor e compositor Tutuca participa pela segunda vez da festa e considera que o evento já se tornou tradição por dar o pontapé inicial para o São João, embora seja uma festa extra oficial. “Já faz parte do calendário. A cada ano que passa está crescendo e isso demonstra a importância que tem pelo fato de dar a largada para o São João, que é a maior festa do Estado, sem dúvida”, diz o cantor.
O repertório de Tutuca, que assim como César Nascimento se apresentará no segundo dia de festa, 25, será composto da imbolada O co-piloto e a mandioca, do Xote da Saudade, da toada Novilho do Rei e de Um Baião.
Boi do Munim – O bumba-meu-boi de orquestra Novilho dos Lençóis participará da Festança pela primeira vez e sua apresentação será dia 24 (sexta-feira). Embora tenha apenas 1 ano de existência, o boi já se considera grande, pois quando fundado na cidade de Humberto de Campos, no ano passado, já veio para São Luís e participou da temporada junina em  grandes arraiais da cidade.
O grupo possui 74 integrantes, tem a cor azul como predominante e este ano vem também com as cores preto e rosa, e o tema O Criador e a Criatura. “A gente sentiu a necessidade de criar um boi que representasse a nossa cidade  e resolvemos fazer um trabalho que conta toda a história do boi, com auto, personagens, porque nosso objetivo é esse, o de resgatar a tradição do bumba-meu-boi para mostrar para essa criançada”, conta a dona do boi, Socorro Almeida.

Preparação para os 10 anos da Festança
A edição deste ano já é também uma prévia do que vai acontecer no ano que vem quando a Festança completará uma década. Os shows deste ano serão gravados para um posterior registro fonográfico que será lançado no ano que vem.
Para Mário Jorge, produtor da Festa, esse é o resultado de que o evento ganhou o respeito e a credibilidade do público. “A festa começou por conta de uma ausência de programação no mês de maio quando já se observa a presença de muitos turistas por aqui. Por isso, para preencher essa lacuna começamos há 9 anos com o projeto e hoje já ampliamos, graças à Lei de Incentivo à Cultura. Estamos oferecendo um maior número de artistas, distribuídos em dois dias e a entrada é franca”, conta Mário Jorge.
Ele estima que no ano passado pelo menos 5 mil pessoas participaram do evento, por isso, para este ano ele está esperando um público maior e se preparando com um grande esquema de segurança. “É a primeira prévia dos festejos juninos e essas festas tradicionalmente são para as famílias que querem  apreciar as bebidas e comidas típicas da época, ver um grupo de boi, então vai ser muito tranquilo. Todos estão convidados”, convida.
As primeiras mil pessoas que chegarem ao local receberão pequenas lembranças, como maracá e matracas. Outra novidade deste ano também será a homenagem a seu Herculano, do Boi da Pindoba. “É um cara que tem um cuidado muito grande com o grupo que trabalha, é organizado. Então resolvemos prestar essa homenagem a ele com a entrega de uma placa pelos bons serviços prestados à cultura popular maranhense. É como dizia Coxinho, ‘o conjunto é brasileiro e a força Deus é quem dá’, isso prova a força do nosso trabalho para a cultura”, finaliza Mário Jorge.

  
Programação

24 (sexta-feira)
Boi de Morros (orquestra)
Boi de Maracanã (matraca)
Boi Novilho dos Lençóis (orquestra)
Boi de Santa Fé (baixada)
Boi Brilho da Ilha (orquestra)
Show de Betto Pereira (foto)

25 (sábado)
Boi de Nina Rodrigues (orquestra)
Boi meu Tamarineiro de Ribamar (orquestra)
Boi de São Simão (orquestra)
Boi Oriente (Baixada)
Boi do João Paulo (Matraca
Shows de: César Nascimento, Roberto Ricci, Tutuca e Djalma Chaves

Nenhum comentário:

Postar um comentário