quarta-feira, 1 de maio de 2013

Entrevista com Xé Pop

A banda cearense Xé Pop esteve ontem aqui em São Luís participando da festa Vamos Namorar Escondido e o vocalista Avneh Vinny conversou comigo para uma matéria do Jornal O Imparcial.
Embora com atraso, vale a pena registrar a entrevista:




Originários da terra do forró, a Xé Pop já nasceu diferente. Nada de forró! O que a turma da cidade de Sobral (CE) queria mesmo era fazer um som diferente, que mesclasse vários ritmos, mas desse a cara da banda. “Nós fomos a primeira banda de axé de Sobral, e sofremos preconceito, mas depois a banda ganhou respeito e hoje há pelo menos sete bandas por aqui que utilizam o termo ‘Xé’, no começo ou no final do nome. Então acho que a gente conseguiu dar credibilidade ao nosso trabalho”, acredita o vocalista da banda, Avneh Vinny.
Formada ainda por Sidney (guitarra), Mourinho (baixo), Sax (Rafael), Marcinho (bateria), Paulinho (teclado), Leozinho e Tarcisinho (percussão), a banda tem apenas três anos de formação e está fazendo grande sucesso por onde tem passado, principalmente  nas cidades das regiões Norte e Nordeste e inicialmente foi chamada pela mídia cearense de “a melhor pisadinha do Brasil”.
Durante o carnaval, a canção Namorar Escondido se tornou a 3ª música mais cantada em todo Brasil, ficando atrás apenas de Ziriguidum e Largadinho. “Embora a gente siga um roteiro, nosso repertório pode variar dependendo da energia do público. Tudo é possível”, diz o vocalista.
No carnaval o grupo cearense lançou no mesmo período o clipe da música que ultrapassa 300 mil acessos em seu canal oficial no YouTube, além disso, ela é interpretada também pelo cantor Wesley Safadão (Garota Safada), Aviões do Forró, Forró dos Plays, Chicabana, Ivete Sangalo entre outros. “Muitas bandas e artistas já gravaram nossa música, e isso com certeza foi uma grande oportunidade para a gente poder aparecer nacionalmente para o público”, reforça Avneh.

 

Quatro perguntas//Avneh Vinny

 O que significa “a melhor pisadinha do Brasil”?
(Risos). A gente toca um ritmo que ninguém conseguiu tocar ainda, que ainda não descobriram e por isso uma batida sem definição, que é o nosso estilo. O termo pisadinha foi dado no início porque é um ritmo que não deixa ninguém parado.

E como foi que vocês chegaram a essa batida?
Nós somos cinco amigos, que já fazíamos um som, embora cada um tivesse a sua carreira independente. Todos nós tocávamos na noite e resolvemos nos juntar para fazer, não forró, mas um som que reunisse axé, pop, sertanejo, reggae, funk, utilizando muita percussão e criando um estilo que é só nosso. Daí o nome da banda também, que reúne dois ritmos que a gente gosta muito. No início começamos com pop, depois juntamos com o axé e foi difícil a aceitação, porque em Sobral só dá forró. Mas depois tivemos aceitação e hoje já há outras bandas de axé em Sobral, mas nós fomos a primeira.

A que você atribui o sucesso de Namorar Escondido?.
Acho que o casamento de letra e melodia. É uma música que fala do cotidiano, de uma coisa que todo mundo já viveu, ou ainda vai viver. Também ela foi gravada por muitos artistas, do axé, forró e sertanejo, como Wesley Safadão, Aviões do Forró. Isso acabou levando o nome da gente para outros lugares.

Depois desse sucesso o que vocês estão fazendo para a carreira?
Nós estamos com sete músicas autorais, fazendo bastante shows, e estamos querendo gravar nosso segundo clipe, em Salvador, da música Segura Coração, que fala de romance, de paixão, e que faz parte do nosso mais recente trabalho que leva o mesmo nome. Também daqui a 15 dias devemos lançar o nosso sétimo CD promocional.




Nenhum comentário:

Postar um comentário