quinta-feira, 9 de maio de 2013

Show e exposição para Antônio Vieira



* Se estivesse vivo o mestre compositor, músico, intérprete, pesquisador Antonio Vieira completaria hoje 93 anos de pura poesia. Nascido a 9 de maio de 1920, compôs sua  primeira música aos 16 anos, Mulata Bonita e desde então enumerou ao longo da vida outras canções como, Tem quem Queira, Papagaios de Papel, Menino Travesso, Cocada, O Samba é Bom, Banho de Cheiro, entre outras que fizeram sucesso nas vozes de vários artistas.
Para continuar a preservar a memória e obra do poeta, chamado carinhosamente de Mestre, acontece amanhã a 5ª edição do Sermão Antoniológico do Velho Moleque  que reúne um show musical e a exposição Velho Moleque, a partir das 18h, na Galeria Trapiche (Centro Histórico). O evento é realizado pela Associação dos Amigos do Mestre Antônio Vieira e parceiros desde 2009, sempre na mesma data (que marca o nascimento do artista) e é produzida, executada e mantida por amigos, que elaboraram o projeto que instituiu, no ano de 2010, o dia de tributo à vida e obra do Mestre Antônio Vieira (Lei Municipal nº 5.328). 
No show os artistas Celson Mendes, Célia Maria, Lena Machado, Mila Camões, Betto Pereira, Claudio Pinheiro, Douliane Cutrim, César Peixinho e a Divina Batucada, Tiago Máci e Melopeia Trio, e Josias Sobrinho, fazem um tributo a Antônio Vieira. Cada artista deve cantar duas músicas e ao final todos se reúnem para cantar um grande sucesso dele, ainda a ser definido.
O show será aberto ao público, e a estimativa é de que pelo menos 200 pessoas confiram a programação.A homenagem a Vieira nasceu de uma pesquisa acadêmica de pós-graduação da historiadora Nivia Saraiva, produtora e idealizadora do tributo, em torno de referências da musicalidade local ratificando sem pestanejar a discografia do Mestre Vieira como uma valiosa fonte histórica musical devida reconstruções do cotidiano em suas poesias musicadas catalogadas em mais de 500 composições aos ritmos do Maranhão.
Do trabalho surgiu uma forte amizade entre os dois. Tanto que logo após o falecimento dele, em 7 de abril de 2009, foi idealizada a Associação de Amigos do Mestre Vieira. “Além de ser um excelente compositor, mostrava em suas canções um recorte social, econômico e cultural que sem dúvida foi fundamental para a pesquisa. A análise de suas letras retratando esse aspecto do cotidiano, histórico, político, cultural, religioso com criticidade, tornou o trabalho bem didático”, analisa Nívia.
Exposição -Há dois anos é realizada dentro do Projeto a exposição Velho Moleque, em que artistas plásticos são convidados a mostrarem seus trabalhos baseados na obra de Antonio Vieira. Este ano participarão da Mostra os artistas Viddoti, Binho Dushinka, Waldemar Barros, Silva Quadash, Haggi Hilklef e Clara Viddoti. Ao todo dez obras serão expostas entre pinturas, desenhos, painéis.

 
Serviço
O quê? 5ª edição do Sermão Antoniológico do Velho Moleque
Quando? Hoje,  às 18h
Onde? Galeria Trapiche (Praia Grande)
Quanto? Aberto ao público
Realização: Associação de Amigos do Mestre Antônio Vieira

 *Publicada em O Imparcial

                                  

Nenhum comentário:

Postar um comentário