sexta-feira, 5 de abril de 2013

Reza e tambor de crioula na Capela de São Benedito


Amanhã, sábado, a Capela de São Benedito recebe mais uma ladainha e rodada de Tambor de Crioula. A confraternização tem início às 17h, com a participação de integrantes de vários grupos de Tambor de Crioula. Em seguida, às 18h, acontece uma ladainha, que será encerrada com mais apresentações dos grupos.

A programação é realizada a cada duas semanas e tem como objetivo fortalecer a manifestação cultural, além de revitalizar o espaço dedicado a essa expressão popular e religiosa. A Capela de São Benedito fica localizada na Rua de São Pantaleão, Madre Deus, próximo ao Ceprama. E, além das ladainhas quinzenais, a capela também recebe visitação pública das 13h às 18h, de segunda a sábado.

REABERTURA - A Capela de São Benedito foi inaugurada em 2007, quando o Tambor de Crioula foi reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro e, desde então estava fechada, em condições de abandono. Reaberta em fevereiro pela Fundação Municipal de Cultura (Func), tem atraído a atenção de turistas e moradores da Madre Deus e áreas próximas.
 
São Benedito é santo da Igreja Católica Apostólica Romana. Algumas versões dizem que ele nasceu na Sicilia, no sul da Itália, em 1524, no seio de uma família pobre. Por ser descendente de escravos, oriundos da Etiópia, o santo é exaltado e reverenciado nas manifestações do Tambor de Crioula, que é uma das expressões mais populares nas casas de cultura afro do Maranhão.

O Tambor de Crioula é uma celebração baseada na música, canto e dança que mistura fé e diversão. Ao tornar-se uma dança mais urbana, os homens passaram a tocar e cantar e, as mulheres entraram na brincadeira como as dançarinas, chamadas hoje de coreiras, que trazem uma característica marcante: a pungada ou umbigada, que é o convite para entrar na roda.

A Capela de São Benedito funciona das 13h às 18h, de segunda a sábado, na Fábrica São Luís, na Rua São Pantaleão, no bairro da Madre Deus.

 
Fonte: Secom/Prefeitura de São Luís

Nenhum comentário:

Postar um comentário