sexta-feira, 5 de abril de 2013

Luís Miranda encena 7 Conto em São Luís

* Patricia Cunha
 
 O ator Luis Miranda se apresenta hoje, amanhã (6) e depois (7)  no Teatro Arthur Azevedo com a peça 7 Conto em que dá vida a Queixada, o guardador de carros doublé de filósofo; Dona Edite, a líder comunitária sem papas na língua; Caroline, a garotinha negra sem ícones na TV; o rapper ricaço MC Dollar; o sensacionalista apresentador do programa Brasil Elite, Detona; além da socialite Sheila e da Vovó Arminda.

O espetáculo aponta de uma maneira bem humorada, as diferenças do Brasil com contextualizações inéditas que são adaptadas de acordo com a cena política, cultural e econômica do país. “De forma alguma é um espetáculo parecido com o outro. Os textos vão sempre sendo adaptados com o que está acontecendo atualmente”, comenta o comediante.

Não por acaso, talvez seja esta a fórmula do sucesso da peça que já está há 8 temporadas em cartaz e já contabilizou mais de 1 milhão de espectadores pelo Brasil afora, com apresentações lotadas em todas as capitais brasileiras, além de diversos municípios do interior.

7 Conto tem texto e atuação de Luis Miranda e direção de Ingrid Guimarães. O trabalho de Luís Miranda, além do teatro, também pode ser conferido no seriado A Grande Família, e mais recentemente no filme De Pernas pro Ar 2 (2012). Este ano ele estreia com dois filmes: Aos Ventos que Virão, de Hermano Penna; e  Entreturnos, de Edson Ferreira, em que fará o personagem Valcir, que se envolverá em um triângulo amoroso.

Cinco perguntas//Luís Miranda
Muitos dos seus personagens são femininos. Como você busca inspiração?
Eu adoro a figura feminina. Tenho inspiração nas mulheres da minha família, porque a mulher tem muito poder, é brilhante, tem força, é divertida, engraçada, é talentosa em casa, na TV, no teatro, no cinema. É muito divertido viver esse universo e eu adoro vivenciar essa metamorfose e mergulhar no feminino.
 
Atuando em teatro, cinema e televisão, qual o tipo de atuação que te dá mais prazer?
Amo teatro, o cinema também gosto muito, mas o teatro é a minha válvula de escape, principalmente por que faço um texto meu, do jeito que eu quero, que eu pensei e idealizei. Eu estou muito feliz com 7 Conto, há quase 8 anos viajando para todo o Brasil com muita satisfação, casa cheia e ótima receptividade. Mas no cinema também estou nos filmes que devem ser lançados este ano Aos Ventos que Virão, de Hermano Penna; e  Entreturnos, de Edson Ferreira.  
 
Você está morando em Salvador?
Sim. Voltei a morar em Salvador.
 
 E como é que faz para enfrentar a rotina de gravações da televisão?
Eu vivo na ponte área. Para você ter uma ideia esta semana eu gravo no Rio de Janeiro, retorno para Salvador, e na quinta-feira vou para São Luís. Então é assim, é complicado, é corrido, e ainda viajo com a peça. Às vezes fico dois dias no Rio de Janeiro e volto, mas optei por morar em Salvador por uma questão de qualidade de vida. Eu moro em um sítio, então você já imagina. 
 
A peça tem direção de Ingrid Guimarães, e como é a sua relação com ela?
Sim. A Ingrid é minha amiga, trabalhamos juntos em Sob Nova Direção, De Pernas pro Ar 2 e ela começou a me dirigir, mas hoje digo que esse trabalho, depois de 7 anos, está sendo mais autoral. Hoje a Ingrid está mais na supervisão.

 Anota aí!
O quê? Espetáculo 7 Conto-A Comédia
Quando? 5 e 6 às 21h; e 7, às 19h
Onde? Teatro Arthur Azevedo (Rua do Sol, Centro)
Quanto? Sexta-feira R$ 40,00 Preço único; Sábado e Domingo R$ 50,00 Preço único

*Publicada na edição de hoje do Jornal O Imparcial


Nenhum comentário:

Postar um comentário