segunda-feira, 1 de abril de 2013

Patativa canta sua vida

*Patricia Cunha
                     
Foi despretensiosa, bem humorada (como sempre) e orgulhosa pelo momento em que está vivendo, que a sambista Patativa nos recebeu para um bate-papo sobre o primeiro CD da carreira em 75 anos de idade. “Até que enfim”, ela ria e comentava enquanto se revezava entre momentos de timidez e euforia. “Timidez”? Alguém perguntaria. Sim. Para falar sobre o próprio trabalho a compositora prefere que os outros falem. “Diz aí Luiz Júnior!”, pede ela.

A reportagem conversou com Patativa, que na verdade se chama Maria do Socorro Silva, e com o músico Luiz Júnior, que assina a direção geral e artística do CD da sambista, e que está sendo gravado no Sonora Estúdio. Patativa Canta sua História vem com quatorze faixas, todas autorais.

Autora de pelo menos 100 composições, a maioria com  letras engraçadas, irreverentes e  com duplo sentido, como Xiri Meu famosa nas rodas de samba do bairro da Madre Deus e da Feira da Praia Grande. Quero saber de Patativa como se deu o processo de escolha das músicas. “Coloquei as que eu me lembrava. Fui lembrando, fui cantando para Luiz Júnior e ele foi gravando”, diz ela.

Detalhe: muitas de suas músicas são guardadas apenas na memória. Pergunto se ela não escreve, anota... “Algumas sim, outras não. A única forma de deixar isso gravado vai ser fazer outro disco, porque esse só cabe quatorze músicas. Vai ser o jeito” (risos). Patativa compõe samba, marchinhas, xote, baião, cacuriá, boi, entre outros ritmos. “A inspiração vem normalmente. Não há uma fórmula, quando vem, vem”, diz.

Dentre as  canções que compõe o disco estão: Babado da Favela, Erva Cidreira, Negro não é mais Escravo, Quebrei meu Tamborim, Santo Guerreiro, Rainha, Quem Diria, Colher de Chá, Negro Samba, Ninguém é melhor do que eu, Rosinha, Samba dos Seis, Saudade do meu bem querer, Urubu não come folha. Será um disco de samba, mas que Luiz Júnior promete incorporar elementos que o tornem universal.

“Acho que seria muito óbvio se fizesse um CD só com o ritmo dos Fuzileiros (Fuzileiros da Fuzarca), que é uma das paixões da Patativa. Então preservei essa batucada, ela estará presente, mas eu quis colocar elementos do samba do Maranhão, do samba carioca, partido alto, da nossa cultura popular, como tambor de mina, bloco tradicional, já que ela é uma compositora polivalente. Tive toda uma preocupação para ter um olhar mais amplo com relação ao trabalho dela, que é uma figura da cultura popular”, argumenta Luiz Júnior.

O CD está em fase de finalização  (mixagem e masterização) e deve ser lançado ainda este ano em um grande festa na Madre Deus, bairro onde Patativa se sente em casa, embora não more mais lá. Em uma entrevista que fiz com ela no ano passado, quando da sua participação no projeto Embolada das Artes, a sambista revelou uma frustração. Com uma espontaneidade assustadora Patativa se lamentava. “Não quero morrer sem gravar um ‘cedesinho’. Mas até agora nada”. E agora, com o trabalho praticamente pronto, ela sente que vai se emocionar. “Já estou me emocionando. Estou achando ótimo ir gravar, cantar minhas músicas, e eu sei que agora já quero fazer o próximo”, diz ela com um largo sorriso.

Segundo Luiz Júnior, a intenção é fazer o lançamento na Madre Deus em local aberto ao público. Ele que também está produzindo o CD da cantora Célia Maria, acredita que seria uma boa oportunidade de fazer um lançamento duplo. “São duas grandes mulheres da nossa música e que merecem um grande acontecimento, uma grande festa do samba. Vamos trabalhar para isso”, aposta o produtor.

 
“Sou escandalosa desde sempre”

O CD de Patativa, segundo ela conta, já está sendo uma grande alegria. Principalmente por que ela não foi chamada para participar do CD do bloco Fuzileiros da Fuzarca, lançado durante o carnaval deste ano. Integrante do grupo desde o tempo em que a participação de mulheres não era permitida, Patativa diz que ficou triste por não ter sido chamada. “Nem para fazer o coro. Mas tem nada não (risos). Agora tenho um CD só meu”, comemora.

Entre uma conversa e outra Patativa solta algumas pérolas e lembra de histórias engraçadas em que palavras impublicáveis sempre são faladas. “Sou escandalosa desde sempre. Sou assim desde criança. É o meu jeito. Certa vez fui convidada a participar de um show e o povo pedia para eu cantar Xiri Meu, porque o povo pede por aí tudo, mas o dono do show não gostou e disse que não me convidava mais para cantar no show dele”, desdenha.

O nome Patativa nasceu de uma brincadeira quando era adolescente. Ela conta que ao apelidar um colega de “amigo da onça”, ouviu do mesmo: “E tu que é uma Patativa, que vive cantando?”. “Eu não gostei, fiquei brava, e aí quando a gente não gosta é que o apelido pega. Hoje eu já gosto”, lembra.

Sobre o trabalho com Luiz Júnior, só sobram elogios um ao outro. “Eu já ouvi muito falar de Júnior e sei que ele vai fazer um bom trabalho. É um menino inteligente”, diz ela. Já Luiz Júnior conta que sempre admirou o trabalho dela e assistiu a apresentação dela diversas vezes em alguns shows em que ela participava como convidada. “Acompanho o trabalho dela, sempre a vi passar no Fuzarca e para mim é uma grande honra, um sonho realizado, afinal ela é uma das grandes figuras do Maranhão, da cultura popular. É brincalhona, mas na hora de trabalhar é super profissional”, elogia.

 

CD Patativa Canta sua História

1.Babado da Favela

2.Erva Cidreira

3.Negro não é mais Escravo

4.Quebrei meu Tamborim

5.Santo Guerreiro

6.Rainha

7.Quem Diria

8.Colher de Chá

9.Negro Samba

10.Ninguém é melhor do que eu

11.Rosinha

12.Samba dos Seis

13.Saudade do meu bem querer

14.Urubu não come folha

 

Ficha Técnica

Direção geral: Luiz Júnior

Capa: Cláudio Lima

Percussão: Wanderson Silva

Bateria: George Gomes

Contrabaixo: Edílson Gusmão

Sax (participação especial): Sávio Araújo

Bandolim: Wendell Cosme

Violão 7 Cordas, banjo e cavaquinho: Luiz Júnior

 

*Repórter do Jornal O Imparcial. Matéria publicada originalmente no dia 31.03.13, Caderno Ímpar 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário