sábado, 20 de abril de 2013

Boi Oriente lança Divino Tributo




O bumba-meu-boi Oriente, sotaque de Baixada, comemora o 23º aniversário em grande estilo hoje, a partir das 20h, na sede do boi, na Vila Passos. Na ocasião o grupo fará o lançamento do sétimo CD Divino Tributo que vem com 20 canções inéditas e autorais para a temporada junina 2013.

A festa homenageará os mestres fundadores do boi, como Seu Cantídio, Pereira de Abreu, Dona Baíca, Zé de Vicência, dentre outros. A comunicadora Helena Leite também será homenageada como uma das grandes incentivadoras da cultura popular. O evento começa com uma ladainha, em seguida haverá a entrega dos troféus aos homenageados. Depois será servido um bolo e para finalizar haverá o lançamento do CD com apresentação do boi.

“O Divino Tributo é uma homenagem a alguns componentes falecidos como Benedito Roxo, João Preto, Seu Raimundo e essa festa será uma homenagem aos mestres do boi. Eu quis fazer essa homenagem porque o meu pai que fundou o grupo faleceu e não fizemos nenhum registro dele. Agora em todas as edições de aniversário vamos render honras aos integrantes mais antigos do boi, como uma forma de deixá-los registrado na história”, conta Juliana Fonseca, presidente do Boi Oriente. O pai de Juliana, Benedito Roxo, faleceu em dezembro passado com 109 anos e fundou o boi para pagar uma promessa.

O grupo aposta em uma grande temporada junina com as toadas inéditas que constam no CD. O Show Vai Começar, de Magno Martins e Divino Tributo, de Pereira Abreu, que dá título ao CD devem ser as toadas mais tocadas nos terreiros juninos. “A gente sempre faz um registro inédito de músicas do CD”, comenta Juliana. Os CDs estarão à venda hoje na sede do boi ao preço de dez reais. Contatos ainda podem ser feitos pelos fones: 8849-8887 e 9119-8088.

Para os festejos juninos deste ano o grupo já está ensaiando e vem com 150 brincantes. Os ensaios acontecem aos sábados na sede e aos domingos nas comunidades em que os brincantes moram.
Já estão acontecendo também as oficinas de percussão, de cobertura de pandeiro e de roupas e indumentárias gratuitas e abertas ao público. “A gente tem um trabalho social que é junto aos jovens da comunidade, de trazê-los para a cultura popular, para se unir à tradição do boi. Então quem quiser pode nos procurar que estaremos lá aptos a recebê-los”, garante Juliana.




Serviço
O quê? Lançamento do CD Boi Oriente
Quando? Hoje, às 20h
Onde? Rua General Osório, 620, Vila Passos
Quanto? Aberto ao público

Nenhum comentário:

Postar um comentário