terça-feira, 9 de abril de 2013

A ética e a comédia do grupo catarinense Teatro Sim... Por Que Não?!!!


Um espetáculo que fala sobre a ética, mas de forma muito bem humorada. A  Farsa do Advogado Pathelin, do grupo catarinense Teatro Sim... Por Que Não?!!! é uma das atrações de hoje, ts 20h,  no Teatro Arthur Azevedo. A peça faz parte da VIII Semana de Teatro do Maranhão, que acontece até o dia 14 em diversos espaços da cidade com apresentações teatrais, oficinas, ciclo de palestras, performances, dentre outras atividades.

Essa será a terceira vez que o grupo participa da Semana em São Luís. Em anos anteriores o grupo encenou A Vida como ela é... e Livres e Iguais. Para o diretor da Companhia,  Júlio Maurício, festivais e eventos como a da Semana são importantes para democratizar o acesso do teatro à população. “Ainda mais em se tratando de um evento com entrada gratuita. Tem gente que nunca teria oportunidade de assistir a um espetáculo se não houvesse eventos assim”, considera o diretor.

Em cena os atores Berna Sant´Anna (Guilhermina),  Ismar Medeiros (Juiz), Leon de Paula (comerciante),  Nazareno Pereira (Pathelin)  e Valdir Silva (pastor)  contam a história de um advogado sem causa Pathelin que decide, para agradar sua mulher Guilhermina, trazer um corte de tecido grátis. Através de bajulações e promessas, engana um comerciante, porém seus planos fracassam quando, durante uma sessão no tribunal reencontra o comerciante.




Três perguntas//Júlio Maurício

Falar sobre advogados, ética, já trouxe alguma repercussão negativa para a peça?
Não. Pelo contrário. Nós somos convidados constantemente por diretórios acadêmicos, ou Faculdades de Direito para apresentar a peça para cursos de direito e o tema geralmente suscita debates sobre a ética. É um assunto que vem sendo discutido desde a idade média. O texto é de 1460 e continua sendo muito atual. Desde aquela época já existia esse tipo de coisa, então a peça faz críticas à justiça, à igreja que já naquela época incomodava a população e são questionamentos que hoje a gente ainda faz.
 
Dá para perceber alguma transformação depois de um evento como a Semana de Teatro?
Sim, sem dúvida. A gente está acostumado a participar de festivais de teatro por todo o País e em particular a Semana do Teatro daí (do Maranhão) tem entrada gratuita, então dá acesso ao teatro, forma plateia. Faz com que pessoas que nunca teriam oportunidade de pagar assistam a ótimos espetáculos nacionais e locais. Eu lembro de uma vez que estive aí e estava assistindo a um espetáculo infantil quando abriram os portões e o teatro ficou lotado de crianças que dividiam as cadeiras, todas ali, querendo assistir. Foi muito leal ver aquilo.
 
E sobre o Pathelin de A a Z?
Santa Catarina tem pelo menos uma cidade para cada letra do alfabeto. Como nós tínhamos feito, ao completar 25 anos, um projeto chamado Festival Intinerante de Repertório, onde percorremos 10 pequenos municípios, resolvemos repetir a ideia, só que desta vez percorrendo em 24 pequenas cidades do Estado com esse espetáculo. Pra você ter ideia, apresentamos para uma cidade que tinha 700 habitantes e durante nossa itinerância tínhamos 350 espectadores por dia. Então é muito gratificante ver pessoas de pé no chão chegando para assistir ao espetáculo, ônibus cheios de agricultores. Faltam iniciativas assim para popularizar o teatro. 

Fotos: Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário