segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Morre pesquisadora Michol Carvalho


Hoje este blog se pronuncia para lamentar a morte da pesquisadora, historiadora e comunicóloga Michol Carvalho, ocorrida na madrugada desta segunda-feira, 12, na cidade de Fortaleza (CE), onde morava atualmente.

Lutadora incansável no resgate das nossas tradições, Michol não media esforços para trazer à capital aquele grupo folclórico do lugarejo mais longíquo, mas que representasse um pouco da nossa história.

Como não lembrar das festas do Divino Espírito Santo e do Tríduo Juanesco, organizados por ela quando estava à frente do Centro de Cultura Popular Domingos Vieira, Filho, e quando éramos presenteados pela cultura do interior, com suas vestes simples, mas carregada de história e tradição.

Trabalhei com Michol na Secretaria de Cultura quando ela ocupava o posto de Secretária Adjunta e posso falar com certeza que ela era a competência em pessoa. Exigente, determinada, criteriosa e organizada gostava que tudo fosse feito o mais próximo da perfeição, por isso seu trabalho à frente da cultura jamais será esquecido. Sem falar que tinha um coração enorme e uma simpatia sem tamanho.

Michol Carvalho esteve a frente de inúmeros projetos culturais, como: Carnaval do Maranhão, Divino Maranhão, São João do Maranhão, Concerto para o Menino (festas Natalinas). Resgatou o baile carnavalesco Bigorrilho. Foi responsável por inúmeros concursos carnavalescos, juninos e natalinos, pela criação da Casa da FÉsta, Casa de Nhozinho e Casa do Maranhão. Participou de pesquisa e registro de processos de tombamento de Patrimônio Imaterial do Brasil do Tambor de Crioula e do Bumba-meu-Boi e, atualmente se dedicava ao processo de pesquisa do inventário dos Blocos Tradicionais do Maranhão que concorre ao título de Patrimônio Imaterial do Brasil.

Seu último trabalho foi a frente da Casa do Bloco Tradicional, sendo uma das responsáveis pelo desenvolvimento técnico dos trabalhos de pesquisas com toda equipe da Casa do Bloco.

Michol Carvalho em sua passagem pela SECMA, foi Assessora Chefa da Assessoria de Planejamento e Estratégias-Asplan (1991 a 1992), Secretária Adjunta da Secma (1992 a 1995), Diretora do Centro de Cultura Popular Domingos Vieira Filho (1996 a 2006) e Superintendente de Cultura Popular (2007 a 2009).

Nosso pesar a essa guerreira da cultura popular. Que o Pai a receba de braços abertos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário