quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Toilet no Teatro da Cidade

                                                                Natan Campos e Ivone Coelho

Começa hoje no Teatro da Cidade (antigo Cine Rox), a exibição da comédia Toilet, do ator e diretor Charles Melo. A peça fica em cartaz ainda dias 22 e 23 (quinta e sexta-feira).
O espetáculo é uma comédia romântica popular e erudita ao mesmo tempo. Simples e chique, com personagens comuns do interior e elegantes de países estrangeiros. fazendo uma grande brincadeira com a obra do artista plástico francês Marcel Duchamp: A Fonte, o mictório masculino colocado em exposição como obra de arte que revolucionou os conceitos contemporâneos de estética e crítica de arte.
“É na verdade a demonstração de um choque cultural da realidade do interior com a arte moderna. O que passa pela cabeça de uma pessoa do interior ao se defrontar com as tendências arrojadas da arte moderna? Então a gente brinca com essa linguagem, tudo isso tendo como pano de fundo a crise conjugal, o roubo de peças, elementos que vão permear a história”, resume Charles Melo.
Com dois estrangeiros e dois maranhenses no elenco, o diálogo se expande para além-fronteiras; fala-se em inglês e português, canta-se em português, inglês, russo e alemão, mas ao final dessa confusão de  línguas e referências o que sobra é uma frase simples e sincera: Eu te amo.
Toilet conta a história de um casal em crise de relacionamento. Helena  (Maria Itskovich) é inglesa, uma boêmia socióloga e Mr. Antony (Manlio Machiavello) é brasileiro, com origens interioranas que trabalha vendendo falsificações de obras de artes. Os dois vão vivendo suas diferenças, quando para piorar chega uma empregada, Maria Aparecida (Ivone Campos), do interior, ao mesmo tempo em que aparece um cliente  importante, Alberto (Natan Campos). A confusão está formada. Da música ao figurino, do penico de esmalte pintado de florzinhas ao mictório “Duchamp”, o espectador  vai rir e se deliciar com o popular e o requintado.

                                                                              Ivone Coelho e Maria Itskovich



Serviço
O quê? Espetáculo Toilet
Quando? Dias 21,22 e 23, às 20h
Onde? Teatro da Cidade (Rua do Egito, Centro)
Quanto? R$20,00 (meia-entrada no local)
           

            Fotos: Charles Melo

Nenhum comentário:

Postar um comentário