sábado, 17 de novembro de 2012

Maranhense ganha Grammy Latino

Maranhense ganha Grammy Latino por CD Iluminado Domiguinhos

Samartony Martins
O maestro, músico e arranjador maranhense José Américo Bastos foi um dos vencedores do Grammy Latino 2012, que aconteceu na última quinta-feira (15), em Las Vegas, nos Estados Unidos. Zé Américo recebeu o fonógrafo dourado pelo CD Iluminado Dominguinhos, na categoria Raízes Brasileira. O Grammy Latino é a maior premiação que prestigia a indústria da música.

No início do ano este mesmo trabalho já havia sido indicado em quatro categorias no 23º Prêmio da Música Brasileira, edição 2012, nas categorias Melhor Álbum Instrumental, Melhor Produtor, Melhor Instrumentista e Melhor Arranjador da qual foi vencedor.

O maranhense, que há décadas está radicado no Rio de Janeiro, revelou em entrevista a O Imparcial que está muito feliz com a premiação e que a mesma é especial por conta de sua singularidade. "É muito gostoso ver o seu trabalho reconhecido sempre. Eu já havia sido indicado ao Grammy Latino outras vezes com trabalhos que eu mesmo produzi com outros artistas e também por encomendas de gravadoras. Mas esta premiação é especial por que Iluminado Dominguinhos é um projeto que eu mesmo criei e realizei. É como um filho querido que você acompanha todas as fases. Eu só tenho a dizer que estou muito feliz", contou Zé Américo.

Em Iluminado Dominguinhos, Zé Américo presta uma homenagem à obra musical de Dominguinhos e conta com a participação especial dos melhores da música instrumental brasileira como Arthur Maia, Gilson Peranzzetta, Yamandu Costa, Wagner Tiso, além de Gilberto Gil, Waldonys e Elba Ramalho. O disco, que tem doze faixas, resgata clássicos como: Princesinha no choro, lamento sertanejo, Homenagem a Jackson do Pandeiro, Ô xente, noites sergipanas, Fuga para o nordeste, te cuida jacaré, Ilusão nada mais, Tenho sede, Eu só quero um xodó e De volta pro aconchego e o Medley 11 de abril, Isso aqui tá muito bom e pedras que cantam. O projeto foi lançado no formato CD/DVD e mostra um Dominguinhos virtuoso e criador de melodias que, de tão raras e genuínas, já viraram de domínio público.

Dominguinhos foi descoberto por Luiz Gonzaga, na década de 1950, seguiu os passos do mestre e, sem copiá-lo, já tinha seu próprio estilo incorporado. "A obra de Dominguinhos é de extrema relevância. Ele é um grande músico e uma grande pessoa", ressaltou o produtor musical, José Américo.

Zé Américo é considerado um dos maiores produtores musicais do país e já trabalho com grandes nomes da Música popular Brasileira como Elba Ramalho, Alcione, Paulinho da Viola, Gilberto Gil, Chico Buarque, Alceu Valença, Raimundo Fagner, Simone, Maria Bethânia, Zizi Possi, Fafá De Belém, Sandra De Sá, Gabriel O Pensador, Zeca Pagodinho, Gal Costa, Lulú Santos, Ivan Lins, Nana Caymmi, Moraes Moreira, Zé Ramalho, Geraldo Azevedo, Amelinha, Ednardo, Olívia Hime, Zeca Baleiro, Rita Ribeiro tantos outros que já contaram com a participação do maestro em seus discos. Zé Américo é produtor de vários Discos de Ouro e Platina pelas gravadoras Universal, BMG e Sony Music. Zé Américo tem no currículo tem ainda Prêmios SHARP e MPB.

Três Perguntas para José Américo
Como você avalia este momento da música instrumental brasileira com a premiação de um Grammy Latino?
A música instrumental é a origem de tudo. É a música que está na vida do homem desde que o mundo é mundo e ganhou um sentido mais popular quando a mesma ganhou letra. Na Europa e em outras partes do mundo, a música instrumental sempre teve seu espaço, finalmente o Brasil está descobrindo a sua importância.

Você está radicado há muitos anos no Rio de Janeiro. Como está a sua relação com a música maranhense?
Moro  no Rio de Janeiro há 37 anos e tenho uma ligação muito forte com a música maranhense. Um exemplo disso é o meu trabalho de arranjador musical que desenvolvo com Alcione desde 1986. Também tenho uma relação muito próxima com a Rita Ribeiro (Benneditto) , Sérgio Sá e Zeca Baleiro. O Maranhão é um celeiro poderoso de artistas. Sabemos que muito difícil produzir um trabalho musical em São Luís e faze-lo estourar no restante do país. A distância geográfica é complicador para essa visibilidade. Mas acho que os caminhos estão se abrindo.

Quando você retorna a São Luís?
Eu vou coordenar e produzir o CD/DVD do Festival Viva e estarei chegando à cidade no dia 26 e devo ficar até o próximo dia 30 de dezembro. Vou mixar, masterizar e finalizar este trabalho que é de grande importância para a divulgação da música maranhense fora do estado. Apesar de todas as dificuldades que os artistas enfrentam, eu percebo que o mercado local tem absorvido o que vêm sendo produzido. 

http://www.oimparcial.com.br/app/noticia/impar/2012/11/17/interna_impar,126196/maranhense-ganha-grammy-latino-por-cd-iluminado-domiguinhos.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário