sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Ê meu boi!!!!!


 Se estivessem vivos, mestres da cultura popular como Coxinho, Dona Terezinha Jansen, seu Teodoro, Seu Leonardo, e outros que tanto fizeram pela cultura popular maranhense estariam felizes e orgulhosos com a certificação que o bumba-meu-boi recebeu ontem, em meio a toadas e festas. O bumba-meu-boi, uma das mais bonitas e criativas manifestações da cultura popular do Maranhão, recebeu a certificação como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil, ontem (30), no Palácio dos Leões.  A  governadora Roseana Sarney e a ministra da Cultura, Ana de Hollanda, entregaram certificados a 300 grupos. Na ocasião, ainda foram homenageadas as pessoas que contribuíram para memória e preservação do boi no estado.

O registro foi concedido ao bumba meu boi do Maranhão há um ano, após ser aprovado pelo Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural, durante reunião do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em Brasília. O tambor de Crioula do Maranhão é certificado desde 2007.

Para a ministra Ana de Hollanda, a certificação é muito importante não só para o Maranhão, mas para todo o Brasil. “A manifestação tem dois séculos de história registrada, agora também no Livro das Celebrações do Ministério. Os brincantes retratam uma história de fé e devoção, no qual o lúdico torna a festa ainda mais bonita, já que mobiliza um grande número de pessoas. O bumba meu boi é a mais rica e exuberante manifestação da cultura popular maranhense”, contou.

Segundo ela, era grande a emoção em participar desse momento único. “Como brasileira, eu fico emocionada de certificar o bumba meu boi como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil. Hoje eu me sinto parte dessa imensa comunidade boieira”, afirmou Ana de Hollanda.

O ponto alto da festa foi a cantoria de Zequinha de Coxinho (filho de Coxinho) cantando o hino do folclore maranhense, o Urrou do Boi, na íntegra. Após a apresentação  brincantes de boi, produtores  culturais, mestres da cultura popular, pesquisadores, gestores e público em geral aplaudiram emocionados o herdeiro de Coxinho, representando ali, toda uma gama de homens e mulheres que fazem o bumba-meu-boi ser´uma das mais expressivas manifestações populares do Brasil.

A festa ficou completa com as apresentações dos grupos Boi de Axixá (orquestra), Boi Unidos Venceremos (zabumba) e Boi de Santa Fé (baixada). Brincantes e representantes de boi não cabiam em si de alegria por verem que todo o trabalho feito por eles e seus antecessores foi finalmente  reconhecido.

Para Basílio Durans, do Boi da Fé em Deus, a certificação já era mesmo esperada, por tudo que se tem feito pela cultura popular. "Eu tenho certeza que nossos antecessores também estão felizes com esse momento", disse. Humberto Maracanã (Boi de Maracanã), seu Naiva (Boi de Axixá), Zé Inaldo (Maioba), Zé Olhinho (Santa Fé), Chiador, dentre tantos outros vultos importantes presenciaram o momento.

Salvaguarda - Antes da certificação no Palácio dos Leões, aconteceu o 2º Fórum Bumba meu boi do Maranhão: Patrimônio Cultural do Brasil, no Teatro Alcione Nazaré, no Centro de Criatividade Odylo Costa, filho (Praia Grande). Na ocasião, foi assinado o Termo de Cooperação Técnica para a Salvaguarda do Bumba meu boi, com a instalação do Comitê Gestor da Salvaguarda e os lançamentos do vídeo “São Marçal, A Festa dos Bois da Ilha” e de uma cartilha com informações sobre o processo de instrução, benefícios do registro e as linhas de atuação para salvaguardar o Bumba- meu-boi.

O Termo de Cooperação Técnica é a base legal para a instalação do Comitê Gestor e o desenvolvimento das ações de salvaguarda. Para a coordenadora de Patrimônio do Iphan, Célia Cursino, o momento, não apenas de alegria, é também de reflexão. “A certificação não é apenas um selo, ela reflete um compromisso de trabalhar em conjunto para manter preservada a cultura do bumba meu boi”, garantiu.

O Comitê Gestor da Salvaguarda é composto pela Superintendência Regional do Iphan e atual Superintendência do Iphan no Maranhão, Secretaria de Estado de Cultura, Fundação Municipal de Cultural, Comissão Maranhense de Folclore, Grupo de Pesquisa Religião e Cultura Popular da Ufma, representantes dos Grupos de Bumba meu boi dos Sotaques da Baixada, Matraca, Zabumba, Costa-de-mão, Orquestra e de Bois Alternativos.

com informações da Secom-MA
Foto: Geraldo Furtado

Nenhum comentário:

Postar um comentário