sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Estreia hoje O Membro Decaído


                    Foto: Maurício Alexandre
                                         Raissa Ewerton, Lucas Sá e Airton Rener


 
“Essa história já permeia em mim há algum tempo, quando meu tio de Salvador, me contou, quando a gente estava no carro, sobre um caso de extrema violência urbana, em 2011. Aí no momento eu já peguei um papel, anotei só o ‘fato’ e guardei no bolso. Eu falei pra ele que um dia ia fazer algo com aquilo”, conta o jovem cineasta maranhense Lucas Sá.
E Lucas tinha razão. “O algo com aquilo” se transformou no curta-metragem O Membro Decaído que estreia hoje, 3, em sessão no Cine Ímpar (sede de O Imparcial),às 20h, com entrada franca. Essa, segundo o estudante, será a primeira das muitas exibições que devem vir por aí.A gente já vai participar do Festival no Rio e já fiz umas 20 inscrições em outros festivais. A ideia é percorrer o Brasil”, vislumbra Lucas.
A história-mote para criação do curta, que tem duração de 17 minutos, tomou corpo  durante uma atividade do curso de cinema da Faculdade da Pelotas, onde Lucas estuda. A atividade era escrever um roteiro livre. “Eu sempre ficava pensando em como fazer, mas não conseguia achar uma forma de narrar os fatos sem ficar algo forçado. Aí me veio isso que o meu tio me contou. Cheguei em casa e saí procurando o papel que tinha anotado. Peguei a história central e criei em cima”, conta o estudante.
O enredo que foi feito por Lucas e pelos amigos  estudantes universitários, Rayssa Ewerton, Airton Rener e Lucas Mendonça é todo voltado para o universo urbano, e têm os gêneros da ação e do suspense como focos principais da trama. O roteiro é denso e se estende mais na imagem do que nas palavras, buscando ser explicado por auxilio apenas da imagem.  O personagem protagonista é sempre o centro dessas ações, mas ao mesmo tempo ele é o mais distante do meio que o cerca.
As gravações foram feitas em São Luís em janeiro deste ano, quando Lucas estava de férias da faculdade. As locações utilizadas foram algumas ruas dos bairros  Cohatrac, Renascença, ponte do São  Francisco. Todo o processo de pós-produção, montagem e finalização do curta foi feito em Pelotas e ficou pronta no início deste mês de julho.
Vocação nata -  O Membro Decaído não é a primeira produção de Lucas. Sempre apaixonado por cinema, o jovem estudante de Cinema e Audiovisual da Universidade Federal de Pelotas (RS) já fez outros curtas-metragens como You Bitch Die! (horror trash),  Abate e Verbena e Limão, ambos drama e suspense.
Além da exibição de hoje, O Membro Decaído espera também poder voltar a ser apresentado no Festival Lume Filmes, e no Guarnicê de Cinema e Vídeo, ambos realizados no mês de junho aqui em São Luís. Mas enquanto isso não acontece, o curta vai participar do Festival Internacional de Cinema Fantástico do Rio de Janeiro (Riofan), que acontece de 9 a 12 de agosto, e também da Amostra Competitiva de Curtas Nacionais, que também vai acontecer no Rio de Janeiro nesse mesmo período, e que vai reunir grandes nomes do Festival de Cannes.


Ficha Técnica
Direção//Roteiro/ Produção/ Fotografia – Lucas Sá
Produção - Rayssa Ewerton
Montagem/Finalização/Som - Lucas Mendonça
Assistente de Fotografia - Airton Rener
Assistente de Produção - Isabela Nolêto e Bartira Ribeiro
Direção de Arte - Rayssa Ewerton e Lucas Sá
Figurino - Laura Sá e Lucas Sá


Serviço
O quê? Estreia do curta O Membro Decaído
Quando? Hoje,3, às 20h
Onde? Cine Ímpar (sede do Jornal O Imparcial, Renascença II)
Quanto? Entrada franca

Nenhum comentário:

Postar um comentário