quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

Dia Nacional do Samba com festa na Madre Deus


Um dia esperado pelos amantes do samba, hoje, 2 de dezembro, marca o Dia Nacional do Samba. Enquanto em todo o Brasil se celebra esse gênero musical, em São Luís, cujo ritmo ecoa por todos os cantos da Ilha não poderia ser diferente. No centenário bairro da Madre de Deus, ou simplesmente Madre Deus como é mais conhecido, o grupo Madrilenus, anfitrião da festa, recebe os convidados Ellen Oliver, Lena Machado, Andrea Frazão, Jailson Pereira, Cilos Brown, Soul Samba, entre outros, a partir das 18h, no Largo do Caroçudo.
A data comemorativa surgiu por iniciativa de um vereador baiano, Luis Monteiro da Costa, para homenagear Ary Barroso. Ary já tinha composto seu sucesso Na Baixa do Sapateiro, mas nunca havia posto os pés na Bahia. Esta foi a data que ele visitou Salvador pela primeira vez.
A festa foi se espalhando pelo Brasil e virou uma comemoração nacional. Em São Luís desde o ano passado o grupo Madrilenus e vários sambistas maranhenses se reúnem em uma grande festa para celebrar o ritmo que tem uma grande força no Maranhão.
A grande roda de samba, com direito a uma megaestrutura de palco 360º, som, luz e segurança dá continuidade ao projeto São Luís, Capital do Samba que acontece neste ano pela primeira vez, idealizado pelo grupo Madrilenus e já está na sua terceira etapa. “Não poderíamos deixar de comemorar o Dia Nacional do Samba. O ano passado foi um sucesso levamos muitos artistas e um público gigante para celebrar e isso só mostra a força do samba no Maranhão”, comenta Boscotô, integrante do Madrilenus que também é composto por Jorge Luís (banjo), Júlio Cunha (violão 7 cordas), Robertinho Chinês (Cavaco), Adão Camilo (voz), Maurício (Tantan), Júnior Mamão (pandeiro) e Renan (bateria). Neste projeto o grupo tem ainda a participação dos músicos Madson Peixoto (percussão), Vanderson (percussão), Macaé (voz e percussão) e Dinho Berg (voz).
O projeto São Luís, Capital do Samba está realizando em suas edições grandes encontros de sambistas, compositores, instrumentista, intérpretes e amantes do samba no bairro da Madre Deus, disponibilizando ainda o espaço para os novos talentos em potencial como forma de incentivar o gosto e o apreço por esse gênero musical genuinamente brasileiro.
“Faremos uma programação que valorizará o samba maranhense e nacional. Os artistas ficaram bem à vontade para montarem os seus repertórios. Se as tradicionais rodas de samba de rua tornam-se raras hoje em dia, nem por isso no universo da cultura popular a  sua vertente desaparece. Pelo contrário, multiplicam-se os grupos de samba, o que trará o fortalecimento do ritmo”, constata Boscotô.
Para Adão Camilo a luta é grande e constante para fortalecer o samba em São Luís. “Levamos em nosso repertório o samba de nomes como Cristóvão, César Teixeira, Josias Sobrinho, e outros sambistas de nossa cidade”, diz o cantor.
O São Luís, Capital do Samba começou no dia 30 de outubro com o show Na Página da História homenageando o saudoso sambista Cristóvão Alô Brasil. A última etapa do projeto será no dia 13 de dezembro na programação do Tribuna do Samba (Tzão de Velho) que é realizado uma vez por mês na Madre Deus. O projeto aprovado pela Lei de Incentivo a Cultura tem apoio financeiro da AMBEV/ANTARCTICA, e é aberto ao público.

Artistas convidados
Ellen Oliver
Lena Machado
Andrea Frazão
Jailson Pereira
Cilos Brown
Soul Samba

O samba
Gênero musical, do qual deriva de um tipo de dança, de raízes africanas, surgido no Brasil e considerado uma das principais manifestações culturais populares brasileiras. Embora houvesse variadas formas de samba no Brasil (não apenas na Bahia, como também no Maranhão, em Minas Gerais, em Pernambuco e em São Paulo), sob a forma de diversos ritmos e danças populares regionais que se originaram do batuque, o samba como gênero musical é entendido como uma expressão musical urbana do Rio de Janeiro, então capital do Brasil Imperial, onde chegou durante a segunda metade do século XIX levado por negros oriundos do sertão baiano.
No inicio o dia do samba era comemorado apenas em Salvador, mas como o estilo nunca respeitou fronteiras, aos poucos foi aumentando até se tornar uma comemoração nacional.

Tipos de samba
Samba enredo - com origem no Rio de Janeiro na década de 30 é um samba que determina o ritmo dos desfiles das escolas de samba, e aborda temas sociais e culturais;
Samba de partido alto - é um samba de origem pobre, que tenta demonstrar a realidade de regiões carentes. Seus principais compositores são Moreira da Silva, Zeca Pagodinho e Martinho da Vila;
Samba Pagode - um dos ritmos dentro do samba que mais fazem sucesso surgiu no Rio de Janeiro nos anos 70, com letras românticas e ritmo repetitivo, tem como principais representantes grupos como: Fundo de Quintal, Raça Negra, Só Pra Contraria, entre outros.
Samba canção - com origem na década de 20 tem característica ritmo lento e letras românticas;
Samba carnavalesco - são as famosas marchinhas que embalavam os carnavais antigos e bailes típicos;
Samba exaltação - esse tipo de samba trazia um saudosismo com letras que mostravam as maravilhas brasileiras, junto com acompanhamento de orquestra.
Samba de breque - tipo de samba que tem interrupções para comentários no meio da música, com temáticas críticas ou humorísticas.
Samba de gafieira - com origem nos anos 40, tem ritmo rápido e forte com acompanhamento, muito comum em danças de salão.
Samba Rock - Com influência do jazz o surgiu entre as décadas de 50 e 60 e embalou boates em São Paulo e Rio de Janeiro. Tem como principais representantes Jorge Ben Jor, Wilson Simonal e mais recentemente Seu Jorge.



Serviço
O quê? Dia Nacional do Samba
Quando? Dia 2 (quarta-feira), às 19h
Onde? Largo do Caroçudo (Madre Deus)

Quanto? Aberto ao público

Nenhum comentário:

Postar um comentário