terça-feira, 15 de dezembro de 2015

Canções para o natal

 Músicas natalinas, clássicos do período e também canções que são verdadeiras mensagens de paz e amor ao próximo vão ecoar nesta terça-feira, 15, no Centro Histórico de São Luís. Na Igreja da Sé o cantor Emanuel de Jesus vai apresentar o show de lançamento do EP Um Natal de Luz, a partir das 20h; e na Igreja do Desterro a Orquestra de Câmara da Escola de Música Lilah Lisboa vai apresentar a partir das 19h, o concerto de encerramento Estação 2015. Ambos os eventos são abertos ao público.
 O projeto Um Natal de Luz é a realização de um sonho do cantor Emanuel de Jesus que nasceu na véspera do Natal.  A intenção é difundir um repertório autoral de natal, com uma linguagem popular e incentivar, por meio da música, a cultura da paz.
“É um projeto especial que sempre quis fazer, que tem um grande significado e valor simbólico e que agora conseguimos concretizar.  Vamos agradecer pelo ano que passou e pedir pelo mundo que está precisando de paz. Por meio da música, temos essa possibilidade”, destaca Emanuel de Jesus.
O cantor terá a presença de vários artistas no show de lançamento do EP. Alexandra Nícolas, Camila Boueri, o Coral Sonho de Aline, Lena Machado, Patativa e Serginho Carvalho, dividirão o palco com Emanuel e serão acompanhados por uma banda formada por Marcos Cliff (teclados), Carlos Raqueth (baixo), e Fleming Bastos (bateria), com a  direção musical do guitarrista e arranjador Jayr Torres.
Além do repertório do EP outras canções natalinas e clássicos da Música Popular Brasileira farão parte do show, como A Paz (Gilberto Gil), Semente do Amanhã (Gonzaguinha) e A Paz (Michael Jackson Versão Roupa Nova), que trazem mensagens positivas.
Segundo o artista, ele irá cantar o samba  É Natal (dele com Mano Lopes) com a cantora Lena Machado; A Paz, com Camila Boueri, N. Sra (Roberto Carlos), com Alexandra Nicolas, Estrela Miúda (João do Vale), com Patativa e A Paz (Michael Jackson Versão Roupa Nova), com Serginho de Carvalho.
“Também estarei com o Coral Sonho de Aline, de um projeto social lindo que tem em Panaquatira, na música Semente do Amanhã. E vamos abrir com a música autoral Eu vi uma estrela no céu”, destaca Emanuel.
O show, que será aberto ao público, tem duração de 1h20 e percorrerá algumas cidades como Pedreiras (19/12), Bacabal (20/12) e Piripiri – PI (23/12).

Um Natal de Luz
O EP com repertório natalino contém cinco faixas, com músicas autorais e uma releitura seguindo uma linha popular (samba, chorinho, bumba-meu-boi e baião). O trabalho tem a participação dos artistas Betto Pereira, Soraya Castelo Branco (PI) e Lena Machado.  A novidade é que o encarte da obra é um cartão, com uma mensagem de boas festas.
As músicas É Natal, Eu vi Uma Estrela no Céu, Canto de Luz (todas de Emanuel de Jesus), As Marias (Paulinho Oliveira e Joana Bittencourt) e Meu Bom José (G. Moustaki  Versão: Nara Leão), compõem o repertório.
O EP estará disponível no local a R$20,00, na Livraria Leitura (Shopping da Ilha) e na Livraria Poeme-se (Praia Grande). Também pode ser vendido por tele-entrega no número 98104-2848.


Estação 2015
No outro lado do Centro, no Desterro, serão apresentados os clássicos natalinos nacionais e internacionais com uma pitada de modernidade pela Orquestra de Câmara da Escola de Música do Estado do Maranhão Lilah Lisboa.
O concerto começa às 19h e terá a participação do Coral Arte-Canto, regido pelo maestro Simão Pedro. Durante o concerto será apresentado um repertório formado por canções de Arcangelo Corelli, Concerto Grosso   (do período barroco); a segunda peça com canções do compositor alemão Gluck; a Sinfonia de Mozart (23); Suíte Brasileira de J. Moura e peças de Natal  clássicas e tradicionais.
“Será uma forma de prestar contas ao público das atividades que fizemos ao longo do ano, apresentando um repertório natalino. Teremos a participação do Coral Arte-Canto, que sempre está presente nas nossas atividades, em algumas canções e todo mundo está convidado para assistir”, afirma o regente Joseleno Moura.
A Orquestra surgiu da necessidade da prática de orquestra, principalmente para os alunos de cordas friccionadas. Quando surgiu, em 1999, chamava-se Camerata de Cordas e contava apenas com alunos de violino e violoncelo. No ano seguinte  a Camerata passou a se chamar Orquestra de Câmara, passando a contar com a participação de outros instrumentos.
O grupo é formado por cerca de 20 integrantes entre alunos, ex-alunos, professores e integrantes do projeto da Fapema, parceira da Escola.  Em 2014 passou a compor o projeto da Orquestra Sinfônica do Maranhão e atualmente é regida pelo maestro Joseleno Moura.
“Interessante levar essa música para incentivar que outras pessoas se interessem pela música e é uma forma de entretenimento mesmo”, aponta Joseleno Moura.

Serviço I
O quê? Show Um Natal de Luz
Quando? Hoje, às 20h
Onde? Igreja da Sé (Praça Pedro II)
Quanto? Aberto ao público


Serviço II
O quê? Concerto Estação 2015
Quando? Hoje, às 20h
Onde? Igreja do Desterro

Quanto? Aberto ao público

Nenhum comentário:

Postar um comentário