terça-feira, 15 de dezembro de 2015

Avante, Pão com Ovo!

Os atores da comédia Pão com Ovo estão uma alegria só. Eles foram selecionados para se apresentarem pela primeira vez no 14º Festival Janeiro Brasileiro de Comédia em São José do Rio Preto (SP), no dia 29 de janeiro 2016. O evento acontece de 21 a 30 de janeiro e o espetáculo maranhense figura dentre outros de 10 estados que foram inscritos. Ao todo a produção recebeu a inscrição de 151 espetáculos de várias companhias teatrais.
“Eu fiquei sabendo do festival por e-mail. Nós estávamos viajando e eu resolvi fazer  uma apresentação no Teatro Arthur Azevedo para gravar um DVD e mandar para o Festival, mas a gravação ficou muito ruim, até pensei que não seríamos selecionados por isso. Depois de um mês e meio recebi o telefonema dizendo que a gente tinha sido selecionado e que a curadoria tinha ficado muito impressionada com o material que eles viram, com a  performance dos atores, o texto. Ficamos muito felizes. Estamos radiantes com o convite que era uma coisa que a gente queria muito, porque através desse festival a gente vai poder trocar experiências, ver o que está sendo feito de humor. Nós vamos desde o começo do festival para ver todos os espetáculos”, diz César Boaes.
O Festival é uma mostra de espetáculos nacionais do gênero da comédia, envolvendo artistas e grupos selecionados e convidados. As companhias teatrais tem, em contrapartida, que ministrar um workshop técnico ou artístico relacionado ao gênero da comédia ou tópicos emergentes na área teatral.
No caso da Santa Ignorância, os atores vão ministrar um workshop falando de como construíram os personagens da comédia. “Vamos oferecer um workshop falando da observação do corpo nas diferentes classes sociais como instrumento de humor. A gente vai fazer um histórico de como surgiu a composição dos personagens do espetáculo Pão com Ovo.
O evento tem como finalidade apresentar novos conceitos do teatro cômico e visa discutir o gênero de maneira responsável. O evento é gratuito. O roteiro inclui espetáculos teatrais e workshops, com atividades de formação. 
Além do Maranhão participam companhias teatrais dos estados de São Paulo,  Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Goiás, Paraná, Santa Catarina, Paraíba, Bahia, Espírito Santo e Distrito Federal.

O espetáculo
Pão com Ovo, comédia de costumes maranhense, sucesso de público e de crítica, que já ganhou repercussão até fora do Brasil, é encenado por Adeilson Santos, César Boaes e Charles Junior, que interpretam no quadro principal, Dijé,  Clarisse e Zé Maria, respectivamente. O espetáculo é um texto coletivo.
Dijé é moradora de bairro da periferia e amiga de Clarisse uma emergente alpinista social. Zé Maria é marido de Dijé. Em outros quadros César e Adeilson se transformam nas amigas Marias, e o ator Charles Junior atua em outros papéis de apoio.
A comédia retrata de forma bem humorada situações dos costumes e hábitos das diferentes classes sociais. Em cartaz há 4 anos a peça é adaptada para cada cidade onde é apresentada com uma rápida pesquisa, sobre bairros, nomes de famílias tradicionais, linguajar e costumes.

Seis perguntas//Pão com Ovo

O que vocês estão preparando para levar?
É o texto do Pão com Ovo 1, o texto tradicional. Tem as cenas do velório, da passista do Luciano Huck, a cena do baile, a do atendimento e termina com a Globeleza, que foi o material que a gente mandou para eles. Então a gente tem que fazer o espetáculo que foi gravado e que está no vídeo que a gente mandou.

Vocês vão fazer alguma adaptação com os paulistas?
A gente vai chegar com antecedência justamente para fazer a adaptação do texto para São José do Rio Preto. Chegamos sempre antes, fazendo uma breve pesquisa sobre o local para fazer  a adaptação do texto para a localidade.

Como estão as apresentações neste final de ano?
Temos apresentação em mais três interiores: Itapecuru, Vitória do Mearim e Humberto de Campos, cidades que a gente ainda não se apresentou. Muitas apresentações particulares para empresas e em janeiro a  gente volta para uma temporada de terça a domingo no teatro da faculdade Fama. Será na penúltima semana de janeiro porque o Arthur Azevedo (teatro) está fechado e de terça a quinta-feira a entrada será a preços populares.

Como foi 2015 pra companhia?
Ficamos muito felizes com a Caravana que aconteceu em 13 cidades, colocando 4 mil pessoas em média em praça pública. Foi um carinho grande com o trabalho da gente. Fizemos a Semana do Teatro, a Feira do Livro, a Companhia cumpriu uma tabela apesar da crise, conseguiu manter nossa estabilidade de apresentação. Só temos a agradecer o carinho que o Maranhão tem a com a gente.

Para o Natal e Ano Novo serão textos novos?
A gente não se apresenta em São Luís em temporada desde julho. Vamos voltar em janeiro com a Vingança do Zé Maria, texto novo, e com outras mudanças. Estamos observando para poder oferecer coisa nova para o nosso público.  Esse novo texto teve uma aceitação muito boa do público e da crítica em geral. A gente ficou muito feliz com  o resultado.

Quais as metas para 2016?
O nosso grande foco é a temporada do Rio de Janeiro através da Lei de Incentivo. Em janeiro, além do Festival que já citamos, a gente vai para Rio Grande do Norte. Mais uma vez a gente foi convidado para se apresentar lá, dias  5 e 6, e dia 15 é uma programação com vários humoristas que inclui Tirulipa, Luana Lucrato... cada dia vai ser um grupo de humoristas e a gente foi convidado para fazer esse veraneio na cidade de Tibau,  que é uma cidade do lado de Mossoró e que fica muito cheia durante  o verão.


Nenhum comentário:

Postar um comentário