sábado, 19 de dezembro de 2015

César Teixeira grava DVD

“Quem for lá vai ver um show bem descontraído, nada convencional. Vai ser bacana mesmo”. O convite é do cantor e compositor César Teixeira para o show de gravação do primeiro DVD da carreira com participações especiais que acontecerá  neste sábado, 19, às 21h, na Casa das Dunas (Avenida Litorânea).
Alguns amigos e artistas que já cantaram e gravaram canções de César dividirão o palco com ele no show, a exemplo de Flávia Bittencourt, Cláudio Lima, Lena Machado, Grupo Lamparina, Célia Maria.
O músico que já acumula quase 50 anos de carreira é autor de mais de 100 composições, entre sambas, valsas, canções e boleros. Para ele está sendo no mínimo diferente gravar esse DVD. “É um DVD que terá caráter de documentário com entrevistas, depoimentos... e o show é um pretexto para o DVD. Vou receber amigos, interagir com o público e ver no que vai dar. No começo não entendia muito como funcionava porque nunca tinha vivenciado isso, mas vai dar certo”, afirma o artista.
A ideia inicial era fazer apenas uma apresentação, mas por incentivo de alguns amigos, aceitou a proposta de aproveitar o cenário para gravar o DVD/documentário. “Eu sou mais compositor que cantor, não gosto muito dessa coisa da formalidade do show, então o DVD será em formato de documentário, que é algo mais descontraído, mostrando bastidores. Será mesmo uma reunião de amigos”, explica o artista.
O repertório ainda está em construção, mas o artista afirma que serão 18 músicas entre sucessos e inéditas, cabendo ainda espaço para pedidos. “Sim, se faltar alguma que o público queira pode pedir no papelzinho de guardanapo e tudo (risos).
Algumas das músicas escolhidas não poderão faltar entre elas, Parangolé, Ray-Ban, Boi da Lua (que vai abrir o show), Flor do Mal, Canção da Partilha, canção inédita que tem na letra a mesma força de Oração Latina.
Para o show o artista convidou alguns intérpretes da sua música, como a cantora Flávia Bittencourt que interpretará Dolores e Parangolé, além de Lena Machado, cantando Flanelinha de Avião e Quem Roubou Minha Aquarela? esta última um samba que ainda não foi lançado. O cantor Cláudio Lima apresentará sua versão para Ray-Ban e Bis, a cantora Célia Maria interpretará Lápis de Cor e A Cruz do Palhaço e o Grupo Lamparina fará uma apresentação com toque carnavalesco da música Dias Felizes, prevista para encerrar o show. “Reuni alguns intérpretes da minha música para dividir o palco comigo, não chamei todos, porque senão não ia ter espaço para mim no show”, brinca Teixeira.
A direção musical do show é de Luiz Júnior que também tocará Violão Sete Cordas, Viola Caipira e Guitarra, além de ser responsável por todos os arranjos. A banda que acompanha César Teixeira neste sábado terá ainda Ronald Nascimento (bateria), Wanderson Silva (percussão), Cleuton Silva (baixo acústico e elétrico), Rui Mário (teclado e sanfona), Robertinho Chinês (cavaco e bandolim), Danilo Santos (sax tenor e flauta), Daniel Cavalcanti (trompete), Firmino Campos e Raquel (vocais).
O documentário musical será assinado pelo cineasta maranhense Marcos Ponts, que produziu também o DVD do cantor e compositor Phill Veras, lançado recentemente. A gravação do show será a primeira etapa do documentário que contará ainda com outros encontros de artistas. A previsão de lançamento é para o segundo semestre do ano que vem. Para o cineasta Marcos Ponts, registrar a obra de César Teixeira em documentário é uma satisfação pessoal. “Eu sou fã desde criancinha, a minha mãe é amiga dele”, define. César Teixeira também elogia o trabalho de Marcos. “É um rapaz jovem, mas que sabe bem o que está fazendo”.

Diversidade
Cantor, compositor, jornalista, poeta e artista plástico, César Teixeira é considerado um dos principais nomes das artes do Maranhão na contemporaneidade.  Filho do compositor Bibi Silva, nascido no bairro Madre Deus, local conhecido pela boemia e por ser um cenário de grande efervescência cultural da cidade de São Luís, Teixeira cresceu rodeado de poesia.
Sua relação com a música começou ainda na adolescência quando nos anos 1960 começou a participar de festivais estudantis. Na época era estudante do Liceu Maranhense. Duas de suas primeiras composições são Salmo 70 (com Viriato Gaspar) e Sentinela (com Zé Pereira). Em 1972 integrou a trupe que fundaria o Laboratório de Expressões Artísticas do Maranhão (Laborarte). Em 1978 o músico Papete gravou três músicas de sua autoria no disco Bandeira de Aço, cuja faixa-título figura entre elas.
Com um perfil contestador escreveu canções consideradas símbolos de lutas políticas no Maranhão como a clássica Oração Latina (1985), que venceu o Festival Viva de Música Popular Maranhense, mas além dela, também fez sambas, baiões, canções, boleros entre outros ritmos. “Eu nunca parei para contar a quantidade de músicas que tenho, mas acredito que deve chegar a 150 por aí e não é só de um estilo. Essa é uma característica de morar no Maranhão, a gente sempre acaba escrevendo em diversos estilos musicais”, explica.
O artista lançou o primeiro álbum solo em 2004, intitulado Shopping Brazil, o trabalho reuniu 14 músicas importantes na trajetória do artista, incluindo a clássica Bandeira de Aço. O artista já teve composições gravadas por artistas como Alcione, Rita Benneditto, entre outros.

Serviço
O quê? Gravação do DVD de César Teixeira
Quando?Hoje, às 21h
Onde? Casa das Dunas (Avenida Litorânea)
Ingressos: R$ 30,00 (à venda no local)


Nenhum comentário:

Postar um comentário