sábado, 14 de novembro de 2015

X SEMANA DE TEATRO NO MARANHÃO CHEGA AO FINAL


 Foram sete dias de atividades intensas com realização de cortejo de artistas, oficinas, mesas de debates, apresentação de espetáculos, performances e intervenções, numa ampla programação que iniciou na segunda-feira (09) e se encerra neste domingo (15), a X Semana de Teatro no Maranhão, promovida pelo governo do Estado e realizada pela secretaria de estado da Cultura.
A décima edição da Semana de Teatro contou com 8 oficinas de teatro, ministradas por professores maranhenses e convidados do Rio de Janeiro, São Paulo, Natal e São Luis; 21 espetáculos maranhenses e convidados de outros estados, 3 intervenções, 2 experimentos acadêmicos, 1 performance e 1 leitura dramática.
As oficinas aconteceram no Teatro Arthur Azevedo (sala de Dança, Sala do Coro, Salão Versátil e Camarim 9), no Centro de Criatividade Odylo Costa,filho, Casarão Angellus Novus e Auditório do curso de História UEMA (Praia Grande). Os espetáculos, intervenções e performances foram apresentados nos teatros Alcione Nazaré, Arthur Azevedo, Casa do Maranhão, Espaço Guest House, sede da Pequena Companhia de Teatro.
O resultado foi além do esperado. A procura pelas oficinas e a busca por ingressos para os espetáculos, com retirada gratuita nas bilheterias dos teatros e espaços foi significativa. A abertura da X Semana de Teatro no Maranhão teve como atração o espetáculo de sucesso maranhense Pão com Ovo, a Vingança de Zé Maria, com ingressos esgotados na noite de segunda-feira, não deu pra quem quis.
A comissão artística que organizou o evento, tendo os artistas Alana Araújo, Dayana Roberta, Darcy Sousa e Josué Redentor procurou ter como resultado uma programação diversificada, regionalizada, tendo com a mobilização do público o fomento à formação de plateia.
Para o último dia de programação terá o encerramento da oficina Técnica de Humor, com a professora Teófila  Lima (SP), no Salão Versátil, das 13h às 17h.
A noite de encerramento da X Semana de Teatro no Maranhão será de homenagens a pessoas que dedicam sua vida ao teatro maranhense. Antes da apresentação do último espetáculo (20h30), no palco do Teatro Arthur Azevedo, às 19h30 serão homenageados os atores e atrizes Urias de Oliveira, Uimar Junior, Júlio César da Hora, Gilson César, Argentino Paixão, Sandra Cordeiro, Mundinha Freitas, Lúcia Gato, Jô Santos, Josué da Luz e Launde Aires, em reconhecimento pela comissão artística do evento e da classe artística maranhense pelo trabalho realizado por  esses artistas ao teatro e à cultura maranhense.
Espetáculos
No palco do Teatro Alcione Nazaré, às 18h, será apresentado o experimento acadêmico Cartas de um outubro que virou novembro, com o Grupo Experimental (MA). Com criação e direção de Tieta Macau que divide a interpretação com Dandara Ferreira, Renato Guterres e Leela Costa, o texto é absurdamente lógico, desvairadamente sentido, e corporalmente vivido.
Uma dramaturgia nascida da junção de cartas e adaptações de trechos de textos de Camila Cutrim e trechos de Caio Fernando de Abreu. Uma encenação entrelaçada a performatividade e ao estudo da presença, na interação direta com público que também é cenário, aos depoimentos e histórias pessoais, ao corpo como instrumento principal. Tem como ponto de partida o adeus, os começos e possíveis fins do que poderia vir a ser ou fora um amor, se passa num encontro quase irreal em momentos não vividos, mas projetados. Tem duração de 40 minutos e classificação livre.

O espaço Guest House (Rua da Palma-Centro Histórico) será palco às 19h para o espetáculo Sintética Idêntica ao Natural (foto acima), com o ator e bailarino Erivelto Viana do grupo maranhense Bemdito Coletivo. Com direção de Ricardo Marinelli, o espetáculo conta a história de Cintia Sapequara, uma mulher sintética e idêntica ao natural que se tornou figura celebre e ilustre em São Luís do Maranhão depois de interpretar a vilã da peça “Uma linda quase mulher”. Com mais de 13 anos de sucesso nos palcos, nas ruas e nos principais meios de comunicação de sua cidade, a diva maranhense agora mostra outras faces da sua moeda em um espetáculo-situação que borra as fronteiras entre natural a artificial, real e virtual, orgânico e inorgânico, sujeito e objeto, carne e espuma. Cuidado. Com duração de 75 minutos e classificação livre é recomendado para 40 lugares.
Para encerrar a noite da X Semana de Teatro no Maranhão, será apresentado às 20h30, no palco do Teatro Arthur Azevedo o espetáculo A Dona da História, com elenco do grupo pernambucano Duas Companhias. Dirigido por Duda Maia, com texto de João Falcão, o espetáculo tem no palco as atrizes Lívia Falcão e Olga Ferrario. O texto retrata o encontro de uma mulher com o seu passado, com diálogos envolventes sobre suas possibilidades de vida, trazendo questionamentos a partir das escolhas feitas pela personagem em relação ao grande amor. Duração de 60 minutos com classificação livre.        

Serviço:
Que: Cartas de um outubro que virou novembro
Quando: Domingo (15) às 18h
Onde: Teatro Alcione Nazaré
Ingresso: Retirada na bilheteria 1 hora antes da sessão

Que: Sintética Idêntica ao Natural
Quando: Domingo (15) às 19h
Onde: Espaço Guest House (Rua da Palma-Centro)
Ingresso: Retirada na bilheteria 1 hora antes da sessão

Que: A Dona da História
Quando: Domingo (15) às 20h30
Onde: Teatro Arthur Azevedo
Ingresso: Retirada na bilheteria 1 hora antes da sessão


Texto: Mario Ferreira (AssImp/TAA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário