quarta-feira, 25 de novembro de 2015

Jazz e blues em Ribamar


O II São José de Ribamar Jazz e Blues Festival será aberto hoje, 25, às 17h, com o workshop Concerto Didático- da Bossa ao Jazz, realizado pela Jazzencontros, no cursinho Pré-vestibular do município (Av. Gonçalves Dias, s/nº, Centro. O evento será realizado até o dia 29/11 com uma vasta programação. Serão duas oficinas de música (workshops) e nove shows musicais, entre atrações nacionais e locais. Uma das novidades da edição de 2015 é o Circuito do Choro-Instrumental Pixinguinha, que será realizado na sexta-feira (27), às 16h, no Parque da Cidade (Av. Clodomir Cardoso, s/nº, bairro Moropoia).
O grupo Jazzencontros está em atividade desde 2013 e surpreende o público com arranjos criativos e boas doses de improvisação. Além do jazz, seu repertório privilegia releituras de músicas brasileiras e blues com versões cheias de originalidade. O grupo é formado pelo guitarrista Marcones Pinto, a cantora Gabriela Marques, a violonista Glícia Lorainne, o baterista Francélio Cantanhede, a pianista Thais Sena e o baixista Paulo Pontes.
Nomes como Leny Andrade, A diva brasileira do jazz e da bossa nova; Flávio Guimarães, o carioca gaitista e líder da banda Blues Etílicos; Renato Borghetti, o gaiteiro conhecido mundialmente; e Cris Delanno, musa americana da bossa nova, entre outros nomes do jazz e blues,  irão agitar a cidade balneária de São José de Ribamar.
Grandes nomes da música maranhense também irão brilhar no festival. O guitarrista Jayr Torres, a banda ribamarense Fênix e as cantoras já conhecidas por seus trabalhos individuais no cenário musical e artístico do estado, Tássia Campos, Milla Camões e Camila Boueri.
O segundo workshop será a Oficina de Contrabaixo, ministrado pelo renomado baixista Nema Antunes, no dia 26, às 16h, na Escola Estadual Guanabara, Centro. As oficinas de música serão abertas e não será necessário o interessado fazer inscrições prévias.

Circuito
O Instrumental Pixinguinha é um dos tradicionais grupos representativos da Escola de Música do Estado do Maranhão, que vem atuando há 25 Anos em São Luís, nos diversos espaços artísticos da capital maranhense. Sua atuação estende-se ainda, ao interior do Maranhão e a outros estados, sempre com o objetivo de difundir e divulgar um dos primeiros gêneros musicais brasileiros, o choro. Formado por Raimundo Luiz, João Neto, Domingos Santos e Juca do Cavaco; o grupo é também um dos principais fundadores do “Clube do Choro do Maranhão”, movimento de artistas locais que reacendeu o movimento chorístico em São Luís.
O festival tem como finalidades gerar oportunidades de trabalho a diversos profissionais ligados à música e promover o desenvolvimento do município incrementando o turismo cultural e gerando renda aos moradores.
Em 2014, a primeira edição do evento reuniu um público de cerca de 1.500 espectadores. Em 2015, a expectativa dos organizadores é de que mais pessoas participem do evento. O evento é patrocinado pela Operadora de Telefonia VIVO e pelo Governo do Estado do Maranhão por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura.

Programação de Shows
Praça da Basília
27 (sexta-feira)
20h - Banda Fênix (MA)
21h - Ney Conceição e Banda (PA)
22h - Flávio Guimarães (RJ)

Dia 28 (sábado)
20h Jair - Torres e Group (MA)
21h - Leny Andrade (RJ)
22h - Ari Borger (SP)

Dia 29 (Domingo)
19h30h - Tassia, Mila, Camila (MA)
20h30 - Cris Delanno (USA)

21h30 - Renato Borghetti (RS)

Nenhum comentário:

Postar um comentário