quarta-feira, 25 de novembro de 2015

Tarde cultural na ALEMA





Nada de sessões, requerimentos, discursos, votações, debates... Essas atividades comuns à Assembleia Legislativa serão substituídas por uma sessão cultural na tarde desta quarta-feira, 25, com muito humor, música e poesia. É o projeto Quarta Cultural, da Assembleia Legislativa, que começa às 16h, no Auditório Neiva Moreira do Complexo de Comunicação, com a peça Pão com Ovo, da Cia. Santa Ignorância; o cantor e compositor Ricardo Bondim; o deputado Júnior Verde e  sua esposa Sandra Lima - vice-presidente do Grupo de Esposas dos Deputados do Estado do Maranhão (Gedema); e a jornalista Natália Macedo, em um recital de poesias.
O projeto é aberto ao público com entrada franca. A ideia, implementada pela Diretoria de Comunicação da AL, é promover a aproximação dos servidores e do público em geral com a cultura maranhense, por meio do teatro, da música, das artes plásticas, do cinema, da dança e da fotografia.
O propósito também é valorizar a prata da casa, a exemplo de Ricardo Bondim, Júnior Verde, Sandra Lima e Natália Macedo que fazem parte do quadro da Assembleia.
A atração convidada é a Santa Ignorância, com a peça Pão com Ovo e os atores César Boaes, Charles Junior e Adeilson Santos. Depois de uma turnê que passou por várias cidades maranhenses, o trio volta a se apresentar em São Luís levando para o palco as aventuras de Dijé (Adeilson), Clarisse (Boaes) e Zé Maria (Charles). Na apresentação os atores fazem um mistura com cenas do espetáculo na repartição, na praia, esquetes do programa na web, além de improvisos.
A comédia maranhense de costumes, sucesso de público e de crítica, já ganhou repercussão até fora do Brasil com as peripécias de Dijé, Clarisse e Zé Maria. É riso garantido.
O deputado Júnior Verde, sua esposa Sandra Lima - vice-presidente do Grupo de Esposas dos Deputados do Estado do Maranhão (Gedema) e a jornalista Natália Macedo, farão um recital de poesias. A parte musical ficará com Ricardo Bondim, servidor da diretoria da ALEMA, divulgando suas canções e interpretando MPB e forró pé de serra.
“Vou apresentar músicas dos meus dois CDs (Íntimo gravado em 2012 e CD 2 Cabeça Fria gravado em 2014) e músicas do CD  Encaixotado que ainda vai ser gravado. Também vou apresentar o projeto que participo paralelamente, o Trio Xeleléu,  justamente com o Luquinhas do Acordeon, tocando forró pé de serra.
 Bondim é natural de Imperatriz (MA), mas sempre morou em Grajaú. Foi com 14 anos que ele teve o primeiro contato com a música, atividade pela qual se apaixonou. Logo começou a tocar por conta própria alguns instrumentos dedicando-se ao violão. “Não sigo um estilo específico, mas sim a música brasileira com um toque romântico”.
 Com 16 anos participou do primeiro concurso, o Festival de Música Estudantil de Grajaú (FEMESG) onde se destacou com sua voz suave. Em julho de 2007, aos 19 anos, ficou em 2º lugar no FestCanecão, sendo premiado também no Canta Grajaú em dezembro do mesmo ano. Em 2010 formou a Banda Quilambi, juntos com algumas amigos como, Vanderley Melo (baterista), Onielson Galdino (Baixo), Lucas Lima (Acordeon) e Ryc Bondinho (Voz e Violão), que animava as noites das férias, em Grajaú – MA. Em 2011 participou do Festival de Musicas de Imperatriz - FMI, sendo classificado entre os melhores, e com destaque para música Íntimo, de sua autoria.
Já em São Luís, Bondim começou a tocar nas noites ludovicenses. Já em São Luís, Bondim começou a tocar nas noites ludovicenses. “O início foi meio despretensioso, por brincadeira e acabei gostando. Comecei a tocar na Lagoa em bar de um amigo. E comecei a gostar, independente da cachê, da grana, pois como todos sabem cantores de barzinhos não são valorizados. Depois fui para outros bares e também toquei em festas particulares”, diz.
O cantor escuta muito música de artistas como Rosa Passos, João Bosco, Djavan e Geraldo Azevedo, mas também tem como influências no estilo musical e na expressão, Ivan Lins, Lenine, Luis Gonzaga, Alceu Valença, Raimundo Fagner, Zeca Baleiro, Adriana Calcanhotto, Luis Carlos Pinheiro, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Jessé Zanara, Paulo Capoeira, Nelson Bomba, Atenas, Marcos Lucena, Bob Marley, Nando Reis, Jorge Ben Jor, Alcione, Rita Ribeiro, Elba Ramalho, Carlinhos Veloz, Erasmo Dibell.
Discografia - Em 2012 gravou o 1º CD Ricardo Bondim - Íntimo. Em 2013 participou das coletâneas Feiticeiros e Aprendiz (dirigido por Góis Junior) e a Coletânea Adaga - Música para o Mundo (dirigido por Emilio Sagaz), com cantores maranhenses; e em 2014 gravou o 2° CD Ricardo Bondim – Cabeça Fria, expressando seu lado pop. Em 2015 criou o Projeto nordestino Ricardo Bondim – Encaixotado, com músicas autorais, que começa a ser divulgado.
O Quarta Cultural é aberto ao público, com entrada franca e transmitido ao vivo pela TV Assembleia, canal 51.2, TVN 17 e site ALEMA. É apresentado pela jornalista Elda Borges e o projeto é produzido pela jornalista Maria Assunção Moraes.


Duas perguntas//Ricardo Bondim
Qual será o formato do show?
O show será apresentado em duas partes. Primeiro vou apresentar meu trabalho solo com a "Banda B" formada por Dudu Melo (Bateria), Laésio Bass (Contrabaixo), Marcelo Martins (Teclados) Léo Melo (Guitarra) e eu na voz e violão. E a segunda parte será o show com o Forró Pé de Serra “Trio Xeleléu” formato por mim (voz e triângulo),  Luquinhas (acordeon) e Junior Dogão (zabumba).

Sobre o projeto Ricardo Bondim – Encaixotado?
É o projeto do meu terceiro CD com músicas autorais que será produzido por Rui Mário e DJ Aladim, que vai acrescentar alguns efeitos eletrônicos. Ainda está no papel, mas estamos na pré-produção, e já tem a presença confirmada da participação especial do Trio Nordestino. Pretendo gravar o CD em 2016, ainda estou atrás de patrocinadores para realização desse projeto.
Enquanto isso vou fazendo barzinho e violão, tocando músicas de outros compositores da MPB.


Serviço
O quê? Quarta Cultural da ALEMA
Quando? Hoje (quarta-feira), às 16h
Onde? Auditório Neiva Moreira (Assembleia Legislativa)

Quanto? Entrada franca 

Nenhum comentário:

Postar um comentário