quinta-feira, 26 de novembro de 2015

Talento à mostra


Uma pequena mostra com 28 talentos do judiciário vai movimentar a área do Centro de Criatividade Odylo Costa Filho (Praia Grande), a partir das 16h, desta quinta-feira, 25. É a 8ª Edição do ESMAM Cultural que reúne  participantes, entre magistrados e servidores nas áreas da dança, música, teatro, artes plásticas, fotografias e poesias. Ao longo das edições o evento revelou novos talentos e aplaudiu artistas locais. O encerramento do evento deste ano será a com a cantora Flávia Bittencourt. O evento é  promovido pela Escola da Magistratura (Esmam).
Meridyana Castro (da Esmam) vai soltar a voz na canção Olhos Coloridos; Jordana Soares (do Fórum de São José de Ribamar) vai interpretar a música Aleluia (Hallelujah), de Leonard Cohen; e André Pereira (sax), também  servidor do Fórum de São José de Ribamar, vai cantar Ilha Magnética (Cesar Nascimento); esses são só alguns dos servidores que irão se apresentar no evento cultural. Entre os 28 artistas participantes desta edição do Esmam Cultural,  11 são servidores do Fórum Des. Sarney Costa.
Ao todo são nove shows, incluindo o do cantor, músico e compositor Luiz Júnior, que assina a direção musical do evento. A programação traz também a participação especial do violonista e professor da Escola de Música do Estado do Maranhão, Nonato Privado.
“Todos os cantores serão acompanhados por uma banda formada por mim, Wesley no piano, e Fofo na percussão. Além disso, vou cantar Carinhoso (Pixinguinha), e encerraremos com a apresentação de Flávia Bitttencourt”, afirma Luiz Júnior, violonista.
No palco do teatro Alcione Nazaré, que fica na área interna do Centro de Criatividade haverá declamação de poesia, performance de dança e os shows. Além de cantores e instrumentistas (carreira solo), duas bandas formadas por servidores também farão o show.
No salão principal haverá espaço, no Canto da Leitura, para obras dos autores maranhenses em diversas linguagens literárias; O espaço Artes Plásticas traz exposição Traço Disciforme, do artista plástico maranhense Joel DuMara; e a Galeria Prata da Casa, com exposição de fotografias, pinturas, desenhos, poemas e crônicas de autoria dos servidores e magistrados.

Show convidado
Flávia Bittencourt fará o encerramento do evento cantando algumas canções dos álbuns Sentido (2005), Todos Domingos (2009), No Movimento (2012). Com mais de 11 anos de carreira, um DVD e quatro discos gravados ela destaca dentre as músicas que irá apresentar na participação, Terra de Noel (incluída na trilha sonora da novela América), entre outras.
Com apresentações já feitas em todo o Brasil e países como Polônia, Inglaterra, Espanha e Angola, Flávia está participando de vários projetos e shows em São Luís, antes de partir para Rio de Janeiro e São Paulo. “A partir do dia 28 e até o dia 19, vou ficar no trânsito entre São Paulo e Rio, e assim vou ficando nessa ponte. Aqui já participei de projetos que achei interessante como o Mais Cultura, Som Mará, que são oportunidades que o público tem de ver o trabalho dos artistas locais. O ESMAM é uma forma de incentivar pessoas que tem a arte como hobby apesar de trabalhar em outras áreas. Acho importante estimular a arte. É uma iniciativa que acho que deveria ser levada em consideração por outras entidades, porque a arte só traz beneficio na vida de qualquer pessoa”, opina.  

O projeto
Ao longo das sete edições, o projeto incluiu em sua programação encontros literários, lançamentos de obras, recitais poéticos; encenação de peças teatrais; exposições de artes plásticas e fotográficas; performances musicais de magistrados, servidores e artistas do cenário nacional e local; encontros com autores contemporâneos; conferências, debates e leituras dramatizadas sobre personalidade obra e/ou tema apresentados por diversos nomes expressivos do meio intelectual e artístico.
O evento reúne talentos artísticos entre magistrados e servidores do Judiciário maranhense, que se inscreveram para a mostra e tiveram suas propostas analisadas pela Comissão Organizadora do ESMAM Cultural. Os trabalhos que não integraram a programação desta edição do projeto farão parte do Banco de Talentos para as futuras programações culturais promovidas pela instituição.

Serviço
O quê? ESMAM CULTURAL
Quando? 26 (quinta-feira), das 17h às 21h
Onde? Centro de Criatividade Odylo Costa Filho (Praia Grande)

Quanto? Aberto ao público

Nenhum comentário:

Postar um comentário